InícioNotíciasGeralMerendeira do Parque São Paulo é selecionada em concurso sobre Alimentação Escolar

Merendeira do Parque São Paulo é selecionada em concurso sobre Alimentação Escolar

O prato de Juliana Mendonça, que atua no CER do Parque São Paulo, passou pela etapa eliminatória e segue para a etapa estadual do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar

 

A merendeira Juliana Mendonça, do Centro de Educação e Recreação (CER) “Eudóxia Pinto Ferraz”, passou pela etapa eliminatória e agora segue para a Estadual do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão que administra Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ela apresentou o prato Peixe ao Forno com Legumes.

Com o objetivo de valorizar o papel dos merendeiros e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o concurso vai selecionar as cinco melhores receitas de cada região do país. Para participar, as receitas têm de se enquadrar em critérios específicos, como ser uma receita inédita e ter em seu preparo apenas ingredientes fornecidos para a merenda escolar do Município.

Segundo explica a gerente de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação, a nutricionista Márcia Guimarães, a primeira etapa do concurso contou com o cadastro da receita e a inscrição de todo o processo de execução do prato, com fotos e metodologia própria.

“A Juliana pesou todas as porções de cada ingrediente, fotografou todas as etapas do preparo e apresentou os itens de acordo com o regulamento, ou seja, descreveu se a porção era contada em xícara, colher, folha, etc. Agora, neste segundo momento, ela deve preparar uma atividade de educação alimentar. Estamos na torcida para que ela conquiste este título, porque o prato ficou realmente muito bom”, falou Márcia.

Outro critério eliminatório foi a justificativa da merendeira em participar do concurso.

“Eu resolvi me inscrever primeiro porque eu amo o que eu faço, amo cozinhar e para mim é um prazer. Mas também acho que esta é uma maneira de dar visibilidade ao trabalho da merendeira, e mostrar que por trás da touca e do avental existe muita criatividade para executar nosso trabalho da melhor maneira possível”, conta Juliana.

Acompanharam o preparo da receita junto à gerente, as técnicas em nutrição da Merenda Escolar, Izabela Garcia e Fernanda Nascimento.

 

Critérios

O Município também deve cumprir com normas do PNAE para que a merendeira possa entrar na disputa. Além de precisar possuir nutricionista responsável técnico cadastrado no órgão, tem ainda de executar ações de Educação Alimentar e Nutricional, adquirir produtos oriundos da agricultura familiar e estar adimplente junto ao FNDE, quanto à Prestação de Contas de 2014. 

Para a fase estadual, a escolha das receitas deverá considerar os critérios de viabilidade no PNAE quanto à possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar; valorizar os hábitos locais com a utilização de alimentos regionais; ter criatividade, inovação e originalidade.

Depois tem a etapa regional, onde serão selecionadas as cinco receitas mais bem votadas por unidade federativa (UF), totalizando 135 receitas. Neste momento, os votantes selecionarão as três melhores receitas da sua região, totalizando 15 receitas que irão para a Etapa Nacional. Já nesta última, os finalistas irão para Brasília, onde deverão preparar suas receitas e apresentar um vídeo da atividade de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida na escola.

 

Sair da versão mobile