O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) comunicou o falecimento do engenheiro civil e sanitarista Jair Bernardes da Silva, primeiro superintendente da autarquia, nesta quinta-feira, 11, em Araraquara.
Jair Bernardes tinha 95 anos de idade e foi um dos responsáveis pela criação do Daae. Ao longo dos anos, teve participação determinante dos projetos que levaram a autarquia ao patamar em que se encontra hoje.
Para Donizete Simioni, atual superintendente do Daae, Jair Bernardes aliou a militância do grande ideal da universalização do saneamento público com a prática, auxiliando na criação de autarquias municipais e na implantação de grandes projetos no setor. “É uma grande perda, mas o engenheiro Jair Bernardes sempre será uma referência na área de saneamento para todos aqueles que buscam a excelência na prestação dos serviços públicos em saneamento”, ressaltou Simioni.
Edinho Silva, prefeito de Araraquara, também lamentou a morte do engenheiro. “Tivemos pelo menos duas oportunidades de destacar a relevância do seu trabalho para o nosso município: uma no meu primeiro governo, em 2006, quando organizamos um seminário importante sobre Tecnologia em Saneamento, e mais recentemente, em 2019, nas comemorações do cinquentenário do Daae. Duas homenagens mais do que justas", disse o prefeito. "Ele deixa seu legado às gerações que tiveram o privilégio de tê-lo como docente nas principais universidades do país e também aos que dividiram com ele a rotina de trabalho, incluindo os servidores do Daae, que tinham muito carinho e respeito pelo homem e pelo engenheiro. Minhas sinceras condolências à família e aos amigos”, ressaltou Edinho Silva.