InícioCultura+CulturaMorre Bogé, ícone do Carnaval de Araraquara

Morre Bogé, ícone do Carnaval de Araraquara

Osvaldo da Silva foi o fundador da Escola de Samba Estrela de Vila Santana, a mais antiga escola de samba de Araraquara

Morreu na manhã desta sexta-feira (3), Osvaldo da Silva, o Bogé, fundador da Escola de Samba Estrela de Vila Santana, de Araraquara.

Morador do Santana desde a década de 1950, o araraquarense Bogé fundou escola de samba do bairro, a mais antiga da cidade, em 1968. No ano seguinte começaram os desfiles da escola de samba. Foram vários títulos de escola campeã em Araraquara, chegando a colocar 300 pessoas em um único desfile, com as cores da escola: vermelho, azul e branco.

Por meio de nota, o prefeito Edinho Silva (PT) reconheceu a importância do sambista para a cultura local. “O Carnaval de Araraquara perde uma lenda. […] Posso dizer, com toda a certeza, não existiria Carnaval em Araraquara se não fossem o Bogé e sua esposa, Ivone. Eles sempre representaram a materialização do carnaval, a expressão da cultura popular, q capacidade de organização de uma comunidade. Um ícone da cultura do povo afro-brasileiro da nossa cidade. Bogé e toda sua família deram relevância e visibilidade ao samba, ao Carnaval, e à cultura popular”, declarou o prefeito.

Em 2019, o vereador Édson Hel concedeu a ele o título de Honra ao Mérito. No mesmo ano, Bogé, foi homenageado, junto com outro gigante do samba, o eterno Rei Momo Carioca, dentro da programação do Carnaval da Paz e da Cidadania, durante o Encontro das Escolas de Samba.

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Sair da versão mobile