Niki Lauda, piloto austríaco tricampeão da Fórmula 1, faleceu nesta segunda-feira aos 70 anos de idade, segundo confirmou sua família em um comunicado emitido à imprensa britância.
Ele estava em recuperação depois de ter recebido um transplante de pulmão. Desde o início deste ano, estava hospitalizado por contrair uma infecção nas vias respiratórias, além de ter problemas renais.
Nascido em Viena, o piloto foi campeão mundial em 1975 e 1977 pela escuderia Ferrari e, em 1984, conseguiu o título pela McLaren. O piloto foi peça-chave para a Mercedes desde 2012, ao ser contratado como executivo, e foi crucial para a ascensão do britânico Lewis Hamilton, que brilhava com a McLaren.
Em 1976, Lauda sofreu um acidente no circuito de Nurburgring, Alemanha, quando saiu da pista com a Ferrari que pilotava e se incendiou. O piloto foi levado ao hospital com queimaduras de terceiro grau na maior parte de seu corpo. Apesar disso, em seis semanas voltou às pistas, onde terminou em quarto lugar no campeonato daquele ano.