O empresário José Luís Cutrale, de 75 anos, morreu nesta quarta-feira (17), em Londres, no Reino Unido. Segundo nota publicada pela família, o empresário faleceu por causas naturais.
Nascido no dia 17 de setembro de 1946, na cidade de São Paulo, começou a trabalhar desde menino com seu pai no Mercado Municipal da Cantareira, em São Paulo. Posteriormente, ingressaram na atividade de plantio e cultivo de laranjas. “Vinte anos mais tarde, em 1967 fundaram a Cutrale, no município de Araraquara, e com muito esforço e dedicação transformaram o nome da família em sinônimo mundial de suco de laranja”, afirma a nota. Desde 2004, com o falecimento do pai, José Cutrale Junior, José Luís assumiu a administração dos negócios.
No ano de 2015 – em parceria com o Grupo Safra -, o “rei da laranja”, como era conhecido, adquiriu a marca Chiquita Brands, gigante do mercado internacional da banana.
Ao longo de sua carreira, empreendeu com sucesso nos ramos de laranjas frescas, sucos de laranja, grãos, logística, bananas, saladas, condimentos, refrigerantes, snacks, imobiliario, financeiro e de saúde.
Município decreta luto oficial
A Prefeitura de Araraquara decretou luto oficial de três dias em homenagem e respeito à história de José Luís Cutrale. O prefeito Edinho Silva considerou "um dia muito triste para Araraquara" e lembrou que a Cutrale é uma das maiores empresas de processamento e exportação de suco de laranja do mundo, além de ser uma das grandes empregadoras em Araraquara, contribuindo muito para o nosso desenvolvimento econômico ao longo das últimas décadas. A empresa também contribui em diversos projetos sociais.
"E tudo isso se deve muito à liderança de José Luís Cutrale, que transformou uma indústria familiar, da nossa cidade, em uma empresa com projeção internacional e levou o nome de Araraquara para o mundo. […] Meus sentimentos à esposa, Rosana, aos filhos Junior, Henrique e Graziela, e a todos os familiares, amigos e funcionários da Cutrale neste dia de muita dor e saudade. A Prefeitura decreta luto oficial de três dias em homenagem e respeito à história de José Luís Cutrale", concluiu Edinho Silva.