InícioDestaque CulturaMostra de gravuras evidencia arquitetura histórica da Baixada Santista

Mostra de gravuras evidencia arquitetura histórica da Baixada Santista

Idealizada pela artista plástica Márcia Santtos, a exposição que já passou por cinco das principais cidades do Estado de São Paulo chega à Araraquara.

A partir de 12 de junho, a artista plástica Márcia Santtos traz para Araraquara, São Paulo, a mostra itinerante “A Cidade como Identidade”, exposição de gravuras autorais, produzidas em matrizes originais de embalagens cartonadas — também conhecidas como embalagens tetrapak — com a utilização de técnicas de gravação e impressão em relevo e côncavo. 

Instalada na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (após breves passagens por Ribeirão Preto, Praia Grande, Taubaté, Franca e Bauru), a mostra aborda temas relacionados à arquitetura como patrimônio histórico-cultural e evidencia parte das edificações construídas para atender as necessidades da população da Baixada Santista e demais regiões do Estado.

“As edificações criam vínculos afetivos entre as gerações passadas, presentes e futuras, possibilitando à população do entorno enxergar-se como sujeitos da história. O patrimônio preserva assim a identidade do povo, dá a ele consciência de seus direitos e obrigações com a sua localidade”, explica a artista e idealizadora da exposição.

Por meio das gravuras e técnicas que “gravam” as embalagens em tetrapak (utilizadas para a produção das obras), a artista propõe a reflexão sobre a importância da conscientização e preservação dessas construções que ajudam a contar um pouco mais sobre a história, emancipação e desenvolvimento de nosso país, formado por colonizadores, escravizados e imigrantes.

“Santos e Araraquara possuem muitos patrimônios arquitetônicos importantes, portanto, torna-se vital que a arte proponha discussões acerca dessas edificações. No caso de Araraquara, consideramos a praça da matriz, a torre da antiga fábrica da Lupo, a estação ferroviária de 1895, que trouxe o crescimento para a cidade e o museu histórico na praça Pedro de Toledo, além de outras construções que integram esse patrimônio e possibilitam às pessoas a relacionar estes locais com suas próprias histórias”, conta a santista.

De modo geral, Márcia Santtos investe na relação pessoal e na percepção dos detalhes que estão em seu entorno, para compor obras que sensibilizem até os mais desatentos.

Tendo como princípios a sustentabilidade e a valorização de materiais reutilizáveis, ao longo de sua carreira, a arte-educadora e mestre pelo Instituto das Artes da Unesp desenvolveu técnicas de gravura e reaproveitamento de embalagens, além de pesquisas referentes à utilização de matérias primas diversas, nas quais destinou anos de estudo intercalados com suas atividades como professora universitária e com as rotinas de trabalho em seu ateliê.

A exposição “A Cidade como Identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A mostra na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP acontece de 11 de junho a 07 de julho, com entrada gratuita. Para conhecer mais sobre as ações do projeto, obter informações sobre horários de visita e das demais localidades que receberão a exposição, acesse o perfil do ateliê da artista no Instagram https://www.instagram.com/gravurar.

Serviço

Evento: Mostra itinerante de gravuras “A Cidade com Identidade”, de Márcia Santtos.

Data: de 12 de junho a 07 de julho de 2023

Local: Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, localizada na Rodovia Araraquara/Jaú, km 01, Bairro dos Machados, Araraquara – SP.

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Sair da versão mobile