InícioCulturaMostra Wallace Leal começa com foco no audiovisual

Mostra Wallace Leal começa com foco no audiovisual

Linguagem audiovisual ganha espaço na agenda cultural do município

A Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues – que homenageia um dos nomes mais importantes da história do teatro de Araraquara – está chegando: a partir de segunda-feira, 26 de novembro, até o dia 01 de dezembro, uma programação centrada no audiovisual será realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em parceria com o Senac Araraquara.

Nascido em 11 de dezembro de 1924, no Espírito Santo, Wallace Leal veio para Araraquara ainda criança e aqui encontrou seu destino e sua sensibilidade artística projetado nas sombras do sol escaldante de sua nova Morada.

O homem que pensava Araraquara no futuro contribuiu poeticamente com a arte em suas diversas formas de expressão durante os anos 50 e 60. Wallace foi um homem multimídia em tempos em que o termo mídia não tinha muita relevância: ele passeava tranquilamente pela poesia, pela música, escritas, teatro, rádio e também o cinema. Foi o pioneiro da sétima arte em Araraquara, realizou o primeiro filme de longa-metragem "Santo Antônio e a Vaca", de 1959.

Não poderia ser diferente, fez toda a pesquisa, escreveu o roteiro, produziu e dirigiu o filme além de compor toda a trilha sonora para a obra. Hoje no mundo do futuro visto por Wallace, homenageia-se na 7ª edição da Mostra Wallace a linguagem artística da qual foi pioneiro na cidade, ajudando a colocar o nome de Araraquara nas salas de cinema de todo o Brasil.

Aproveitando o gancho, com a cidade não tendo oficialmente um evento para o audiovisual, a Mostra Wallace passa a se hibridar por esse caminho, tendo início nesta segunda-feira, 26 de novembro, com a abertura às 19 horas, no Teatro Wallace Leal. Antes, às 10 e às 14 horas, já será iniciada a Oficina de Flip Book, com ADriana P. Barros no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês (São Rafael).

Vale lembrar que o Flip Book – ou "folioscópio" – é uma coleção de imagens organizadas em sequência, geralmente em formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento. Assim, é formada uma sequência animada, sem a ajuda de uma máquina. A oficina também será realizada no Senac Araraquara, na terça-feira (27), às 14 horas. O resultado das Oficinas de Flip Book será apresentado em um documentário curta-metragem na sexta-feira, dia 30, no Teatro Wallace, em dois horários: 10 e 14 horas.

Na terça e na quinta, dias 27 e 29, também haverá exibição de filme selecionado por edital, às 19h30, no Teatro Wallace. A programação estará disponível na segunda-feira, dia 26, no site da Prefeitura de Araraquara.

Três cineastas de Araraquara incrementam a programação: Guilherme Bonini, Luís Zakaib e Deivid Leme. Todos participam exibindo suas produções e com bate-papo com o público, sempre às 19h30.

Na quarta-feira, dia 28, Guilherme Bonini apresenta "Passagem" e "Frente a Frente" no Senac Araraquara; na sexta-feira é a vez de Deivid Leme no Teatro Wallace com seus clipes – "Por Telefone" e "Quando a Saudade Apertar" (Pelanza), "Raízes" (Maré), "Miss You Like Hell" (Sophia Maldotti) e "Vamos Fugir Daqui" (Floco); por fim, Luís Zakaib apresenta "Revolução da Cuíca" no sábado (01 de dezembro), também no Teatro Wallace.

Ainda, após a exibição de "Revolução da Cuíca", acontece a Festa de Encerramento do Festival Wallace, com DJ Wisley Luiz: é a "Brasilidades 100% Vinil" e Feirinha de Alimentação, às 21 horas, no Teatro Wallace.

Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

· 26/11 (segunda-feira)

10h e 14h – Oficina de Flip Book com ADriana P. Barros

Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês (São Rafael)

 

19h – Abertura Oficial da Mostra Wallace

Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

· 27/11 (terça-feira)

14h – Oficina de Flip Book com ADriana P. Barros

Local: SENAC Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

 

19h30 – Exibição de filme selecionado por edital

Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

· 28/11 (quarta-feira)

19h30 – "Passagem" e "Frente a Frente" – Exibição de filme e bate-papo com o artista Guilherme Bonini

Local: SENAC Araraquara (Rua João Gurgel, 1935 – Carmo)

 

· 29/11 (quinta-feira)

19h30 – Exibição de filme selecionado por edital

Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

· 30/11 (sexta-feira)

10h e 14h – Exibição do documentário em curta metragem sobre as Oficinas de Flip Book

19h30 – "Pelanza – Por Telefone" / "Pelanza – Quando a Saudade Apertar"

"Maré – Raízes" / "Sophia Maldotti Miss You Like Hell" / "Floco – Vamos Fugir Daqui" – Exibição de vídeo clipes e bate-papo com o artista Deivid Leme

Local:Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

· 01/12 (sábado)

19h30 – "Revolução da Cuíca" / Exibição de filme e bate-papo com o artista Luís Zakaib

21h – Festa de Encerramento com DJ Wisley Luiz: "Brasilidades 100% Vinil"

e Feirinha de Alimentação

Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

Programação gratuita

 

Redação

Sair da versão mobile