Nesta segunda-feira (10), a Polícia Civil de Ribeirão Preto-SP deflagrou uma operação denominada “Embuste”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em estelionatos.
As investigações apontaram para uma organização criminosa especializada em aplicar “golpes do falso perfil”, através do aplicativo WhattsApp. As vítimas tiveram um prejuízo aproximado de R$ 650 mil. Neste tipo de golpe, geralmente o criminoso entra em contato com a vítima utilizando um número desconhecido, com uma foto de algum conhecido no perfil. Existem diversas modalidades, desde se passar por filho pedindo pagamentos e transferências PIX, além de outros tipos de estelionato.
Foram cumpridos 28 mandados de prisão temporária, bem como 35 mandados de busca e apreensão, em Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Caconde, Fernando Prestes, Jardinópolis, Serrana, Embu das Artes, Taboão da Serra e na Capital do Estado.
Em Araraquara, uma mulher de 34 anos foi detida na Vila Xavier. Com a acusada foram encontradas anotações e um celular. O material foi apreendido e será periciado. A mulher foi encaminhada para a Cadeia de Fernando Prestes-SP.
A ação foi desencadeada pela 1ª Delegacia de Polícia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto (Deinter 3).
A operação resultou na prisão de 22 pessoas, além da apreensão de diversos documentos, celulares, cartões bancários e anotações de interesse das investigações.
Durante a operação foram utilizadas 30 viaturas, com a participação de 100 policiais civis de unidades policiais da sede e sub-região de Ribeirão Preto, bem como de policiais do DOPE, da Capital do Estado.