Por: Marcelo Bonholi/Luís Antônio
Uma mulher de 50 anos foi arrastada por cerca de quatro quarteirões pela enxurrada na tarde deste domingo (29), em Araraquara. O caso aconteceu na Avenida Professor Jorge Corrêa, próximo ao Clube 22 de Agosto, no bairro Santana.
Segundo informações, durante a forte chuva que atingiu Araraquara no início da tarde, uma motorista tentou atravessar a via com o veículo, mesmo diante da forte enxurrada que já havia se formado pelo local. O veículo foi arrastado quando ela tentou descer do carro e também foi arrastada pela força da água por aproximadamente quatro quarteirões. Um engenheiro, de 36 anos, viu a cena, conseguiu segurá-la e prestou socorro.
O serviço de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento à vítima. Nesse mesmo local, as águas das chuvas arrastaram outros sete veículos. Pelo menos um deles ficou completamente destruído.
Transtornos
A Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, também registrou alagamento. Um veículo perdeu o controle, sob o Terminal Central de Integração (TCI), e bateu contra uma pilastra. O motorista também precisou ser socorrido e retirado do local pelas equipes do Corpo de Bombeiros e pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Ao lado do Terminal Rodoviário, outro trecho que costuma enfrentar problemas de alagamento, foi interditado por agentes de trânsito e pela Guarda Civil Municipal. Pela ação rápida dos agentes de segurança, nenhum veículo foi arrastado e não houve ocorrências.
No bairro dos Machados, o nível da água cobriu a ponte da vicinal Abílio Augusto Corrêa, entre Araraquara e Guarapiranga. O local também foi interditado.
Dicas de segurança
A Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública confirmou que, devido a forte chuva do começo dessa tarde, a via Expressa está com pontos de alagamentos.
O Plano de Contingência “Operação Chuvas de Verão”, que envolve diversos órgãos da cidade, monitora diversos pontos críticos de alagamento da cidade e orienta que, em situação de fortes chuvas, os moradores evitem se expor ao perigo. Nunca dirija em vias alagadas. Caso note que o seu carro pode ser arrastado pela correnteza, abandone imediatamente o veículo e procure local seguro. Não procure abrigo debaixo de árvores e postes, pois eles atraem raios.
Em casa, desligue aparelhos eletrônicos da tomada e fique atento a sinais de perigo, como quintais cômodos da residência alagados, muros e paredes rachados ou inclinados. Ao notar qualquer sinal de risco, abandone o local e procure ajuda.
Em casos de tombamento de árvores e postes, deslizamentos de terra ou inundações, entre imediatamente em contato com o 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Municipal).
Errata: A reportagem foi editada às 17h18. Inicialmente publicada como "Idosa é arrastada por enxurrada no Santana", foi alterada para "Mulher é arrastada por enxurrada no Santana" quando a idade da vítima foi confirmada. Ela tem 50 anos, e não 70 como foi publicado inicialmente.