InícioNotíciasGeralNadador araraquarense conquista sua milésima medalha

Nadador araraquarense conquista sua milésima medalha

Antonio Carlos Orselli liderou a equipe do Clube Araraquarense em Botucatu e voltou com premiação histórica

O araraquarense Antonio Carlos Orselli não se cansa de fazer história na natação. No último domingo, 23 de outubro, o nadador de 74 anos conquistou sua medalha de número mil. O feito foi obtido na Associação Ferroviária de Botucatu, que recebeu a oitava etapa do Circuito Unami de Natação Máster, competição que reuniu 35 equipes representadas por 427 atletas.

Orselli explica que atualmente não é difícil para um nadador máster chegar ao número de mil medalhas, visto que o número de competições é muito alto. Entretanto, para ele, cada uma das conquistas teve um sabor especial. "Se o cara quiser nadar uma competição por quinzena, os calendários possibilitam. Nadando o número máximo regulamentar de provas, mais os revezamentos, essa pessoa amealha mil medalhas em dez anos, no máximo. Eu, que venho competindo oficialmente desde os longínquos 1950, mesmo tendo parado por um grande lapso de tempo, cheguei à milésima sem competir tanto e tão exaustivamente. No entanto, não posso negar que me sinto muito feliz e realizado pela façanha. Nem tanto pelo volume ou qualidade das medalhas, mas pelo estado físico e mental em que me encontro, participando, ombro a ombro com meus atletas e companheiros, fazendo parte de um grupo de espírito jovem e saudável que não perde tempo comentando doença e a vida alheia", explica o atleta, que é dono de cinco medalhas de ouro conquistadas em campeonatos mundiais e tem seu nome figurando em seis recordes da Federação Internacional de Natação (FINA).

Mas se engana quem pensa que o nadador começará a relaxar após a conquista. Ele já pensa em faturar a medalha de número dois mil. Mas ele assegura que o mais importante é se manter cada vez mais saudável e empolgado. "Tenho na equipe um amigo de Catanduva, Guilherme da Silva, de 88 anos, que sai de sua casa, vem para cá dirigindo e segue conosco para as competições. Chegando, pega seu carro e volta para sua cidade, onde, em sendo sábado, vai dançar. Espero chegar lá com esse vigor e essa disposição", exemplifica.

Orselli destaca também o carinho das pessoas que o cumprimentam pelas conquistas. "É muito bom sentir-se apto. E também sentir que você é admirado por fazer bem aquilo a que se propõe. O carinho com que me cercam nos campeonatos, até em mundiais, é coisa que não se paga", finaliza o campeão.

Equipe faz bonito

Orselli levou para a disputa em Botucatu mais de 50 nadadores da equipe do Clube Araraquarense, que conquistou os três principais troféus em disputa: campeão masculino, campeão feminino e campeão geral. Para chegar a esse resultado, a equipe faturou 145 medalhas (70 ouros, 60 pratas e 15 bronzes), além de quebrar um recorde da Unami, com Guilherme da Silva (85/89 anos) nos 100 metros livre, 17 recordes de Araraquara, mais sete recordes internos e 26 resultados pessoais. O grupo da Morada do Sol também comprovou sua força ao vencer dez provas de revezamento, além de chegar em segundo em outras nove.

O próximo compromisso da equipe comandada por Orselli está marcado para o dia 5 de novembro, quando disputará a penúltima etapa do Circuito Unami no Clube de Campo de Piracicaba.
 

 

Sair da versão mobile