InícioNotíciasGeralNesta sexta (29): Centro Afro recebe Sarau das Benditas

Nesta sexta (29): Centro Afro recebe Sarau das Benditas

Evento promove poesias de resistência e homenageia Luana Barbosa dos Reis, negra e lésbica que foi espancada em Ribeirão Preto e veio a óbito

 

Nesta sexta-feira, 29 de abril, no Centro de Referência Mestre Jorge, será realizada a 3ª Edição “Sarau das Benditas – Não esqueceremos Luana!”. O evento, que tem início às 18 horas, tem entrada gratuita. Organizado por mulheres, o evento é aberto a quaisquer interessados, porém, neste dia somente as mulheres terão vozes. A ideia é que o encontro promova as poesias – de resistência ou de luta contra o machismo, a translesbifobia e as ações violentas do Estado – num grito de resistência das mulheres.

Assim, a poesia é uma das ferramentas usadas pelas organizadoras do evento, que teve início no final do ano passado, quando um grupo de mulheres negras se reuniu para conversar sobre suas trajetórias de vida. O momento foi marcado pelas aproximações e fortalecimento do grupo, já que ali, todas tinham histórias muito parecidas, envolvendo casos de racismo na escola e nas ruas e também de machismo.

Todas as histórias compartilhadas foram marcadas pela resistência diante do machismo e racismo enfrentados no dia a dia. No encontro, pequenos versos, textos, poemas, letras de músicas apareceram com um forte significado, resultando no enfrentamento do grupo por meio da poesia. E foi diante de tantas produções poéticas que as mulheres decidiram criar um sarau para que todas tivessem voz e ouvidos atentos ao que querem dizer.

Vale lembrar que a segunda edição do Sarau das Benditas ocorreu na ocupação dos estudantes da Escola Lysanias de Oliveira Campos, a pedido das estudantes secundaristas, somando na luta da ocupação. Agora, na edição de abril, o evento homenageia a jovem Luana Barbosa dos Reis, negra e lésbica que foi espancada em Ribeirão Preto na frente do seu filho e veio a óbito. A jovem faleceu no dia 13 de abril, vítima de isquemia cerebral aguda causada por traumatismo crânio-encefálico.

O endereço do Centro de Referência Afro é Avenida Feijó, nº 223, entre as ruas Zero e Um, no Centro de Araraquara.

 

Serviço:

3ª Edição “Sarau das Benditas – Não esqueceremos Luana!”

Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, nº 223 – Centro)

Data: sexta-feira (29 de abril)

Horário: 18 horas

Entrada gratuita

 

 

Sair da versão mobile