O Sesi Araraquara voltará à quadra nesta sexta-feira (12), às 21h, para encarar o Sampaio Basquete-MA no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), pelo segundo jogo da final da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no Brasil.
A final é disputada no sistema melhor de cinco jogos. O primeiro duelo aconteceu na quarta-feira (10), também no Maranhão, onde o time da casa levou a melhor pelo placar de 70 a 65. Em um confronto equilibrado e com muita pressão da torcida, o Sampaio Basquete esteve à frente do placar até o último quarto, quando o Sesi Araraquara conseguiu a virada. Nos últimos segundos, Sassá, do Sampaio, acertou uma bola de três pontos que decretou o empate por 62 a 62. Na prorrogação, a equipe do Maranhão foi mais eficiente para conquistar a vitória e abrir vantagem na série.
Sassá foi a melhor jogadora em quadra e também a cestinha com 24 pontos, além de oito rebotes e cinco assistências. Pelo lado araraquarense, o destaque foi Aline Moura, autora de um duplo-duplo com 15 pontos e 11 rebotes, e Manu de Oliveira, com 15 pontos.
O jogo 3 será realizado no dia 17, quarta-feira, às 21h, no Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão, em Araraquara, com entrada gratuita mediante reserva no site do Sesi e as transmissões ao vivo da TV Brasil, Sportv e Uol.
Caso necessário, o jogo 4 também será no Gigantão, no dia 19, sexta-feira, às 21h, enquanto o derradeiro jogo 5 está marcado para o dia 23, terça-feira, às 21h, em São Luís, com mando de quadra do Sampaio Basquete. Diferentemente da temporada passada, quando o Sesi Araraquara teve melhor campanha, o time maranhense terá em 2024 a vantagem de disputar três jogos da decisão em seus domínios.
O Sampaio Basquete chega às finais da LBF pela sexta vez em oito anos, na busca do tetracampeonato que repetiria os feitos das temporadas 2015/2016, 2019 e 2022. Após o título simbólico da primeira fase com a melhor campanha de sua história (de impressionantes 19 vitórias em 20 jogos e 95% de aproveitamento), o time treinado por Bruno Guidorizzi passou pela Sodiê Mesquita nas quartas de final (2 a 0 na série) e pelo Unimed Campinas nas semifinais (2 a 1).
O Sesi Araraquara está na segunda decisão consecutiva e joga pelo bicampeonato. Após o terceiro lugar na fase de classificação (14 vitórias e 6 derrotas), o clube despachou o Unisociesc Blumenau nas quartas de final (2 a 0 na série) e eliminou o Ituano nas semifinais (2 a 1).
Em 2023, o clube araraquarense, treinado por João Camargo, conquistou o título inédito da LBF ao derrotar o maranhense no quinto jogo, por 74 a 62, com Aline Moura sagrando-se a MVP das Finais – ela também seria a MVP daquela temporada.
No histórico do confronto entre os finalistas, o Sesi Araraquara leva vantagem: são 9 triunfos contra 7 do Sampaio. Em 2024, no entanto, o tubarão levou a melhor nos dois jogos da fase de classificação: 68 a 59, em março, no Maranhão, e 79 a 75 em maio, em São Paulo. Os clubes também se enfrentaram neste ano na decisão inédita da Copa LBF, ainda em maio, que terminou com título araraquarense.
Fotos: João Marcos / Sampaio Basquete
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br