Se não teve um futebol vistoso e de grande qualidade no Novelli Júnior em Itu, emoção não faltou. Após empate sem gols onde a força física, a vontade e a displina tática das equipes prevaleceram, Ituano e Linense decidiram a Copa Paulista de 2015 em cobranças de pênaltis. Mais competente, o Linense ficou com o título.
Se quisessem evitar a agonia dos pênaltis, Ituano e Linense teriam de vencer e, mesmo sem o empate servir a alguém, o jogo no primeiro tempo teve ambos os finalistas bastante receosos de partir ao ataque. Enquanto Thiago Humberto e Guilherme tentavam ser criativos no meio de campo, Rafael Aidar e Marcão lutavam na base da vontade para romper a defesa adversária.
Sem medo de errar, Marcão arriscou diversos chutes a gol, mas não levou perigo. Guilherme também tentava para o time da casa, mas a dupla assistiu os visitantes levar perigo na principal jogada do primeiro tempo. Rafael Aidar chutou de fora da área e Thiago Humberto desviou no contra pé do goleiro Fábio que ainda assim conseguiu evitar o gol aos 34 minutos. Mais tarde, aos 43, Marcão tocou na saída do goleiro Galetti que evitou a principal chance dos donos da casa abafando a jogada.
Na segunda etapa o receio em atacar deu lugar à ansiedade e a necessidade de vencer. Porém, durante toda a segunda etapa a vontade e a disciplina tática foram muito superiores à qualidade técnica e criatividade dos setores ofensivos. Desta maneira poucas jogadas de perigo foram criadas, embora os ataques investissem insistentemente contras as defesas qie sobresaíram.
Já na parte final da partida, quem teoricamente chegaria para esfriar a partida fez justamente o contrário. A forte chuva que caiu no estádio Novelli Júnior empolgou os torcedores que empurraram o time da casa diante do adversário, que entrou no embalo e também fez as suas tentativas. Em menos de 30 segundos, já nos acréscimos, Galetti fez grande defesa em avanço ituano e Tavares quase surpreendeu no contra ataque em vão: o campeão da Copa Paulista de 2015 só seria conhecido nas penalidades.
Nas cobranças, o Linense foi mais efetivo e levantou a taça ao vencer por 4 a 1.
FICHA TÉCNICA
Ituano 0x0 Linense, 1×4 nos pênaltis
Data: Sábado, 28 de novembro de 2015;
Hora: 19h;
Local: Estádio Doutor Novelli Júnior, em Itu;
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto;
Assistentes: Herman Brumel Vani e Alex Ang Ribeiro;
Quarto árbitro: Kleber Canto dos Santos.
Público: 11.834 pagantes;
Renda: R$ 61.020,00
Cartões amarelos: Gedeílson, Thiago Humberto, Rafael Chorão, Juninho Ortega (LIN); Renato (ITU)
Gols nos pênaltis: Valkenedy (ITU); Rafael Chorão, Marcelo Bispo, Rafael Aidar e Rodrigo Lobão (LIN);
Ituano: Fabio; Naylhor, Léo (Valkenedy) e Renato; Pacheco, Jonatan Lima (Zangão), Simão, Guilherme (Darlan) e Gilberto; Marcão e Zambi. Técnico: Tarcísio Pugliese.
Linense: Galletti; Gedeilson (Tavares), Marcelo Bispo, Jorge Luiz e Alex Barros; Juninho Ortega, Maicon, Rafael Chorão e Thiago Humberto (Tardelli); Rafael Aidar e Gabrielzinho (Rodrigo Lobão). Técnico: Moisés Egert.