agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Cachorro abandonado é acolhido pelo “Time dos Vira-latas”

Animal havia sido resgatado das ruas por moradora do Parque das Laranjeiras
Postado em: 25/01/2022 às 16:51
Autor: Lucas Molinari
Cachorro abandonado é acolhido pelo “Time dos Vira-latas”

Na última semana, uma moradora do Parque das Laranjeiras, em Araraquara, resgatou um cachorrinho que estava abandonado na rua e na chuva (relembre o caso aqui).

A família socorreu o animal emergencialmente, mas encontrou dificuldades em receber apoio dos órgãos públicos quanto ao caso. Após procurar o Jornal da Morada, a família obteve amparo de um projeto que se disponibilizou a ajudar.

Em conversa com uma amiga da família, o projeto Time dos Vira-latas foi indicado e, ao ser procurada, a equipe rapidamente se prontificou a atuar no caso.

“Tentamos contato com todas as ONGs possíveis, órgãos públicos responsáveis e ninguém resolveu. O projeto Time dos Vira-latas foi o único que se ofereceu a ajudar”, relata Matheus Pereira, um dos moradores que amparou o cachorro.

Após acertarem os detalhes, o cachorrinho então foi acolhido e se encontra sob os cuidados do projeto.

CONHEÇA O PROJETO TIME DOS VIRA-LATAS

O projeto Time dos Vira-Latas possui esse nome pois a ideia principal é enfatizar que as ações desenvolvidas por eles são em prol dos animais sem raça definida, os Vira-latas, que são os mais discriminados.

O projeto atualmente conta com três participantes ativos que atuam de forma voluntária para manutenção das atividades, além do auxílio de algumas pessoas que ajudam com doações de ração e itens para rifas.

Todos os animais resgatados pela equipe passam por consultas veterinárias, onde o animal é examinado clinicamente e, se caso for necessário receber algum tipo de tratamento específico, o bichinho então é assistido pelo projeto até se recuperar. Após reabilitação, o animal é vacinado e alocado em lar temporário para ser adotado. Os locais que abrigam os cachorros, muitas vezes, são profissionais e, por isso, é necessário o pagamento de diárias pela estadia de cada animal, visto que o projeto ainda não possui abrigo.

O projeto auxilia na castração, alimentação, doação e na orientação das pessoas em casos de resgates de animais de rua, disponibilizando equipamentos.

O Time dos Vira-latas é um projeto sem financiamento público, que se mantém por meio de doação e mão de obra voluntária. O principal objetivo é oferecer melhor qualidade de vida para animais debilitados e abandonados através do resgate e reabilitação.

Cabe ressaltar que o município de Araraquara conta com a Coordenadoria do Bem-Estar animal que, entre outros serviços, atende animais em situação de risco. O órgão deve ser a primeira opção de busca para solicitação de apoio em caso de maus tratos ou abandono.

COMO AJUDAR O PROJETO?

A população em geral pode ajudar o projeto "Time dos Vira-latas" por meio de trabalho voluntário, como oferecendo um lar temporário para os animais até que de fato sejam adotados. O projeto também aceita doação de rações, medicamentos, cobertores, casinhas e prendas para rifas.

As redes sociais do projeto estão disponíveis no Facebook e Instagram:

Instagram: @timedosviralatas

Facebook: Projeto time dos Vira-latas