agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Araraquara prorroga lockdown severo até sexta (26)

Cidade está em lockdown desde domingo, dia 21, ao meio-dia. Período inicial do isolamento total termina nesta terça às 23h59
Postado em: 23/02/2021 às 15:46
Autor: Redação
Araraquara prorroga lockdown severo até sexta (26)

O prefeito Edinho Silva (PT) determinou a ampliação do lockdown severo por mais três dias em Araraquara e editou Decreto regulamentando que o isolamento seja prorrogado até sábado, dia 27, às 6h.

Esta reportagem foi editada às 20h40 do dia 23 de fevereiro para atualizar as informações corretamente com data e horário em que o Decreto perderar validade. Foram incluidas novas informações (resumo) sobre mudanças de regras no documento. 

A decisão, que será publicada em decreto nesta quarta-feira, foi tomada em avaliação conjunta entre a administração municipal e o governo do Estado. Também participaram do encontro infectologistas e representantes do comitê de contingenciamento. Também pesou na decisão os números de isolamento e os dados de infecção em Araraquara, que seguem em alta. “Após vários diálogos como o Comitê Científico, chegamos a conclusão que devemos estender as atuais regras de isolamento até sexta dia 26”, declarou o prefeito Edinho Silva.

Na sexta-feira, após análises e diálogos, será apresentado um plano de isolamento para as próximas semanas. O município de Araraquara iniciou o isolamento total às 12 horas de domingo, dia 21. De acordo ainda em vigor o primeiro período do lockdown encerra às 23h59 desta terça-feira, dia 23.

Desde o final de semana, o comércio não funciona em Araraquara. O transporte público, postos de combustíveis, restaurantes, bares, entregas por aplicativos e outros serviços não funcionam. A circulação de pessoas está autorizada apenas para atendimento médico e compra de medicamentos. Mercados atendem apenas por delivery e com postas fechadas.

 

Resumo do lockdown severo (Decreto Nº 12.490, de 21 de fevereiro de 2021)

- Mercados fechados (apenas entrega por delivery, atendendo com 30% dos funcionários internamente, sem acesso ao público). O delivery é exclusivo para mercados, não se aplica a bares, restaurantes, etc.

- Farmácias abertas;

- Transporte público paralisado (serviços de aplicativo como Uber ou 99 podem atender, mas transportando apenas UMA pessoa);

- Postos de combustíveis fechados (funcionam apenas aqueles que abastecem veículos públicos)

- Atividades industriais paralisadas (a exceção é para empresas que não podem parar em nenhuma hipótese, por risco de perda de produto ou equipamento)

- Terminal rodoviário permanece aberto.

As medidas valem a partir das 12h do dia 21 de fevereiro (domingo) até 23h59 de 23 de fevereiro (terça-feira)

Pessoas abordadas pela fiscalização devem apresentar nota fiscal da compra de remédio ou receita médica; atestado médico que comprove que estava em atendimento; passagem de empresas de ônibus, que confirme o deslocamento para a rodoviária. Trabalhadores de serviços autorizados devem apresentar carteira de trabalho, holerite ou contrato de trabalho.

 

Resumo do lockdown severo (Decreto Nº 12.490, de 23 de fevereiro de 2021)

(Pode funcionar com delivery, portas fechadas e até 30% de seus funcionários);

- supermercados, mercados, mercearias, assim entendidos os estabelecimentos que tiverem essas denominações em seu nome fantasia;

- padarias e açougues;

- comércio atacado e varejista de hortifrúti;

- distribuição em atacado e varejo de gás liquefeito de petróleo (GLP) em botijões e de água envasada em galões de 10l (dez litros) ou 20l (vinte litros);

- comércio de insumos médico-hospitalares e de higienização;

 

(Abastecimento em postos de combustível - de segunda-feira a sábado, nos seguintes horários);

- das 8 (oito) às 18 (dezoito) horas, para abastecimento aos veículos particulares utilizados por trabalhadores ou prestadores de serviço, exclusivamente para deslocamento ou execução de atividades e serviços permitidos por este decreto;

 

Também podem funcionar

- serviços de transporte de mercadorias oriundos do município de Araraquara com destino a outros Municípios;

- serviços de transporte de mercadorias oriundos de outros Municípios com destino ao município de Araraquara;

- atividades bancária (exclusivamente autoatendimento) em que não haja atendimento presencial, mediante a observação de filas internas ou externas, com espaçamento de 3m (três metros) entre as pessoas.

As regras do Decreto anterior valem até às 23h59 de hoje. As demais medidas do Decreto anterior segue em vigor.