agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Santa Casa de Araraquara enfrenta escassez de insumos para intubação

Hospital cancelou ampliação de leitos de UTI e suspendeu cirurgias não urgentes enquanto aguarda importação de medicamentos
Postado em: 15/04/2021 às 17:36
Autor: Luís Antonio
Santa Casa de Araraquara enfrenta escassez de insumos para intubação

O estoque atual de medicamentos do kit intubação da Santa Casa de Araraquara, indispensáveis no tratamento de pacientes graves, se esgotará num prazo estimado de 10 dias.

O hospital considera o cenário crítico por causa da demanda por pacientes graves para UTI Covid. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, há 13 pacientes internados na Santa Casa. Porém, os medicamentos também são utilizados no centro cirúrgico, UTI geral e urgência e emergência, ou seja, qualquer condição que necessite de intubação. A situação é provocada principalmente pela dificuldade na compra dos bloqueadores neuromusculares (rocurônio, atracúrio) e dos sedativos (fentanila, midazolan e propofol). Quando esses medicamentos são encontrados, os preços são abusivos.  

Os impactos da escassez já são severos. Foi cancelada a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva que previa a instalação de 8 novos leitos. Cirurgias eletivas e não urgentes também foram suspensas, o que afeta pacientes de toda a região.  

Para dar conta dos atendimentos, a Santa Casa tomou algumas medidas. Entre elas, está a gestão dos protocolos medicamentosos com o estabelecimento da primeira, segunda e terceira escolhas dos grupos medicamentosos. O hospital também atua junto aos fornecedores e participa da ata de compra do Governo Estadual.

A Santa Casa de Araraquara participa, por meio da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantropicos do Estado de São Paulo, de um processo de importações e espera, com isso, comprar medicamentos para pelo menos mais 30 dias.

 

*Colaborou: jornalista Raphael Pena