agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Bem-estar Animal alerta para doenças oftálmicas em cães e gatos

Visitas rotineiras ao médico veterinário devem ser realizadas para detectar as doenças nos olhos de forma precoce
Postado em: 15/06/2022 às 15:29
Autor: Redação
Bem-estar Animal alerta para doenças oftálmicas em cães e gatos

O Junho Violeta é o mês de prevenção das doenças oftálmicas em cães e gatos e a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, alerta os tutores de pets para os perigos dessas enfermidades oculares, que são frequentes nos animais.

Olhos fechados ou piscando de forma exagerada, lacrimejamento, coceira nos olhos, alterações na cor e no tamanho do olho, secreção ocular, dor ocular, sensibilidade à luz, aspecto de olho seco e perda da visão são sinais clínicos que indicam problemas oftálmicos.

Além disso, doenças sistêmicas, como por exemplo, a cinomose, a erliquiose (a famosa doença do carrapato), o herpesvírus felino, entre tantas outras, podem induzir alterações oculares.  Por isso, é importante manter a saúde geral e ocular dos bichinhos.

A veterinária do Bem-estar Animal da Prefeitura, Giovana Varallo Rossi, revela o que deve ser feito para prevenir essas doenças. "Visitas rotineiras ao médico veterinário devem ser realizadas, pois dessa forma é possível detectar as doenças nos olhos, bem como as sistêmicas, de forma precoce. O diagnóstico precoce e a instituição da terapia correta são essenciais para a manutenção da visão e a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas. E, para reforçar, caso se observe quaisquer um desses sinais clínicos nos olhos do seu cão, ou do seu gato, procure a ajuda imediata de um médico veterinário", completou.