agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
  
agora, no ar:
...
...
Notícias
FALE COM A REDAÇÃO:

Faixa ameaça motociclista barulhento e roubo “na quebrada”

Mensagem instalada no Vale Verde diz que está "sujeito a cacete" quem "tirar de giro" e "chamar no grau"
Postado em: 14/01/2022 às 11:45
Autor: Luís Antonio
Faixa ameaça motociclista barulhento e roubo “na quebrada”
Faixa sem autoria foi instalada próximo a UPA do Vale Verde, em Araraquara/Imagens: Jeferson Cardoso

Uma faixa afixada na Avenida Lázaro Machado, Vale Verde, bairro da região norte de Araraquara, ameaça motociclistas que abusarem da velocidade e do barulho. “Sujeito a cacete”, na gíria, é o mesmo que ameaçar com agressões físicas os transgressores, assim como “tirar de giro” e “chamar no grau” correspondem a fazer barulho e empinar moto, respectivamente.

Além da ameaça aos motociclistas, a faixa também se dirige a quem “for pego roubando na quebrada”. A autoria é desconhecida, mas já há uma investigação por parte da Polícia Civil. Recentemente, elas foram instaladas em diversas cidades no Estado de São Paulo, inclusive em São Carlos.  Em Araraquara, essa foi a primeira vez que a mensagem foi identificada.

Uma das suspeitas é que seja uma ordem emitida por facções criminosas às comunidades, na tentativa de coibir delitos que exijam movimentação policial nessas localidades, além de intimidar grupos rivais e estabelecer uma relação de aproximação com os moradores.

O crime de ameaça é previsto no artigo 147 do Código Penal, que tipifica como crime o "ato de ameaçar alguém, por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave" e, por isso, o caso será investigado. A lei também prevê detenção de um a seis meses ou multa aos que praticarem o crime.