Mesmo ainda com uma atmosfera quente e úmida, algo comum durante o verão, as chuvas têm ocorrido de maneira bastante irregular e mal distribuída sobre o Sudeste, uma consequência ainda do fenômeno El Niño que segue perdendo intensidade. Ao que tudo indica, o aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial está com as semanas contadas para o seu fim.
Apesar das irregularidades, alguns eventos extremos têm chamado a atenção no Sudeste neste mês de março, quando chuvas torrenciais e tempestades com ventos, trovoadas e raios têm sido registradas, gerando transtornos, prejuízos e infelizmente até mortes.
Redução das chuvas
Com a redução das chuvas em quase todo o Sudeste devido a um padrão de bloqueio atmosférico, o calor é que ganha destaque, isso porque será uma intensa onda de calor que pode perdurar por pelo menos 10 a 15 dias no Sudeste. Logo nesta semana já são esperadas temperaturas máximas, registradas à tarde, em torno de 40°C no interior paulista e cidades do Triângulo Mineiro. Ao que tudo indica, desvios entre 3 e 6°C podem ser registrados nos próximos dias.
Em Araraquara, as temperaturas operam em alta entre a quarta-feira (13) e a próxima segunda-feira (18), com máximas de 34 graus (dia 13), 35 (dia 14), 36 (dias 15, 16 e 17) e até 38 graus (dia 18). Em outras regiões do estado, as temperaturas podem se manter elevadas até o dia 25 de março.
Essa intensa onda de calor fará com que o mês de março seja mais um período com temperaturas acima do normal. As simulações climáticas ainda apostam em um abril também mais quente que o normal, mesmo que uma onda de calor não se configure como a de agora.
Com informações do portal tempo.com .
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br