Por meio de imunofluorescência, a máquina realiza análises de amostras coletadas nos pacientes sintomáticos e revela o resultado positivo ou negativo para a Covid-19 em até duas horas. A Prefeitura irá utilizar a nova tecnologia no caso de pacientes acima de 50 anos.
Apesar do novo equipamento, segundo a Prefeitura de Araraquara, as parcerias com a Unesp e a Uniara para a testagem irão continuar. "É uma tecnologia que vem somar a tudo o que já estamos fazendo. Com o resultado em duas horas, aqueles pacientes que formam o grupo de risco e precisam ser tratados o mais rápido possível terão o diagnóstico com mais agilidade", explicou o prefeito Edinho Silva.
"As pessoas abaixo de 50 anos, todas as estatísticas demonstram, são mais resistentes e têm capacidade maior de reagir à contaminação. Elas terão o resultado em 12 horas, 14 horas, 16 horas, dependendo do horário em que o teste for remetido para a Unesp. Mesmo assim, será um resultado rápido. Mas aqueles pacientes que precisam ser atendidos de forma urgente, para que a doença não evolua, terão prioridade nesta máquina que dá o resultado em duas horas", concluiu o prefeito.
Os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse, cansaço e falta de ar, mas também são relatados casos com perda de paladar e olfato. Os principais grupos de risco são idosos, pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas.
Para a prevenção da doença, é recomendada a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), o uso de máscaras (se precisar sair de casa) e o isolamento social, evitando aglomerações.
Em caso de qualquer sintoma que possa ser de Covid-19, o Comitê de Contingência orienta que a população procure o Polo de Atendimento Estratégico da Vila Xavier para atendimento e coleta de exames. O polo de triagem inclui a UPA da Vila Xavier e os leitos de enfermaria na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.