Com o tema “É preciso ser antirracista”, a programação do Novembro Negro tem sequência nesta quinta-feira (17) em Araraquara, com duas premiações na Câmara Municipal, com início às 19h. A agenda é desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra e é promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais.
A solenidade, que conta com o apoio da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB Araraquara, será marcada pela entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares a Cleuza Sueli Bueno da Silva e do Prêmio Dr. Laphaetty Alves a Carlos Nascimento. A premiação é realizada pela Câmara Municipal de Araraquara e pelo Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo.
Cleuza Sueli Bueno da Silva
Cleuza Sueli Bueno da Silva é bacharel e licenciada em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Militante política há mais de 40 anos, desde muito cedo sentiu o peso e a força do racismo e das desigualdades sociais operando em sua vida, motivo que a levou, ainda na adolescência, a acompanhar seu pai e seu tio Martinho na militância política e social. Nessa caminhada, desenvolveu consciência de classe e de raça e, juntamente com seu tio e toda a sua família, apoiou iniciativas que tinham por objetivo a correção das históricas desvantagens da população negra, seja no campo da educação, da saúde e do mercado de trabalho.
Participou das Conferências de Direitos Humanos e Conferência da Saúde, sempre apresentando e defendendo propostas a favor do povo preto. Participou do Fórum Social e Mundial, Fórum Humanista, CEFT 2006. Participa do Fórum de Mulheres Negras e da Associação Quilombo Rosa, importante coletivo de mulheres negras que pensou e elaborou a proposta de construção do projeto social Quilombo Rosa, hoje em atividade no Valle Verde, periferia de Araraquara. Cleuza tem uma vida de luta na política e no movimento social sempre em favor da comunidade negra, reconhecida em nossa cidade e em muitas outras localidades.
Carlos Nascimento
Ex-vereador da Câmara de Araraquara, Carlos Nascimento é autor de várias leis de iniciativas antirracistas, incluindo o Prêmio Zumbi dos Palmares, Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, Dia de Combate à Intolerância Religiosa e o feriado municipal “Dia da Consciência Negra e dos Orixás”.
Possui formação em coaching pela Universidade Mackenzie, certificação internacional em Coaching Programação NeuroLinguística pelo International Coach Federation (ICF). Criador do método de Neurocoaching Construtivista, é formado em radialismo pelo Senac, além de comunicação e expressão pelo Núcleo de Comunicação Escola Nova Piratininga-RJ. É criador da Academia/Escola de Neurocoaches Construtivistas – YPY/ECC. Graduado em ciências jurídicas pela Universidade de Araraquara (Uniara), possui especialização em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi membro do Conselho da Associação Nacional das Empresas de Auto Gestão, da Comissão Estadual SP de Emprego e do Fórum Nacional de Direitos Humanos. Foi membro titular de inúmeros conselhos de direitos, dentre eles Étnico Racial, Mulheres, Idosos, Criança e Adolescente, Portadores de Deficiências, Meio Ambiente e outros, além de membro do Fórum Nacional pela Democratização dos Meios de Comunicação.
PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO
17 de novembro
19h – Prêmio Zumbi dos Palmares entregue à Cleuza Sueli Bueno da Silva e Prêmio Dr. Laphaetty Alves a Carlos Nascimento.
19 de novembro
9h – Visita ao casarão da Bela Vista com historiadores – Almoço comunitário
22h – Encontro de Batuqueiros – Especial Dia da Consciência Negra. Local: ASCAR
Por Adesão – Promoter – André (11) 95070 9993
20 de novembro
14h às 20h – Feirafro, gastronomia, apresentações artísticas e culturais, encontro de DJ’s, samba, show de samba rock. Local: Estação Ferroviária.14h30 – Encontro de Samba-Rock com a participação de Djs de Araraquara, Dj Gugu Reis e Dj Alex Black de São Paulo e show especial com Tibless e Banda.
Haverá Master Class para profissionais da área cultural com com Léo Cordeiro e Van Oliveira e uma aula aberta com Léo Cordeiro.
23 de novembro
Roda de Conversa sobre a história da Capoeira – Local: Centro de Referência Afro
24 de novembro
18h30 – Roda de conversa: “Negritudes e LGBTQIA+” Resistência e Resiliência.
Local: Centro de Referência LGBTQIA+
26 de novembro
22h – Show com Renato da Rocinha – Local: ASCAR
Por adesão. Promoter Cristiano Produções – (16) 99703-0560
29 de novembro
18h30 – Workshop “Formação de Líderes Negros Importam” – Local: Auditório da OAB
Parceria com a Comissão de Combate à Discriminação da OAB e a Empresa YPY Soluções
3 de dezembro
Encerramento da Programação – Aplauso à todos os Sambas – Luzes do Natal
Local: DAAE
Dias 7 e 8 de dezembro
14h – Oficina de Esculturas Afros de Jornal, com vestimentas e acessórios, com a Professora e arte educadora Fátima Barbosa
Local: Quilombo Rosa