Início Cultura +Cultura Novo espetáculo da EMD alerta para questões ambientais 

Novo espetáculo da EMD alerta para questões ambientais 

Nesta segunda e terça-feira, 30 e 31 de outubro, os estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) estreiam o espetáculo “Secou! O Último Rio Secou!” no palco da própria escola, em uma realização da Secretaria Municipal da Educação. As apresentações serão realizadas às 19h30, com ingressos limitados e vendidos na secretaria da escola (R$ 10).

“Secou! O Último Rio Secou!” reúne alunos dos 1º, 2º e 3º anos da EMD. De acordo com o coordenador artístico da EMD e também diretor do espetáculo e autor do texto teatral, Carlos Fonseca, o último espetáculo da EMD foi “Opará, o rio de Rosa”, que abriu o Festival Internacional de Dança de 2023 com muito sucesso, com a participação dos alunos mais velhos da escola.

“Agora chegou a vez dos alunos mais novinhos da Escola Municipal de Dança apresentarem seu trabalho. Seguindo o mesmo caminho temático, o Rio São Francisco, alertando para as questões ambientais e convocando o público a reconhecer sua responsabilidade planetária”, aponta lembrando que também haverá a participação especial dos alunos de 6º ano, os formandos, em sua apresentação de despedida.

O espetáculo se passa num mundo distópico, onde daqui a exatamente 100 anos, um grupo de crianças acorda em seu lar encapsulado com o susto de verem o último rio se extinguir. Ao romperem as paredes de sua cápsula de segurança, caem em uma espécie de museu, onde os objetos vão contar a história que essas crianças esqueceram, pois o excesso de tecnologias digitais fez da memória algo obsoleto.

Carlos Fonseca conta que “Secou! O Último Rio Secou!” foi inspirado na obra literária “Objetos da Bahia: entrevistas”, escrita por André Lemos, professor do curso de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Participando do Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada, no último mês de julho, em Salvador, o diretor do espetáculo conheceu a obra e encontrou o argumento para essa produção cênica. “Ao invertermos um pouco a relação sujeito/objeto, destacamos a importância de ouvir o outro, tirando do centro a nossa perspectiva”, aponta.  “As narrativas distópicas, aquelas que falam de mundos que passaram por catástrofes que tornam a vida quase insustentável, são muito recorrentes hoje, seja na literatura, nos filmes ou nas séries de TV.”

Segundo ele, apesar de sua densidade temática, o espetáculo é carregado de alegria e ludicidade, “o que não ofusca sua condição de ser um convite a pensarmos na responsabilidade que devemos demonstrar com a natureza e com a própria condição humana e o sentido do tempo que agora vivemos, em consonância com as palavras de Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak, proferidas no Festival de Dança de Araraquara, realizado há um mês”.

A EMD está localizada na Rua Vicente Jerônimo Freire, 12, na Vila Xavier, ao lado da Secretaria municipal da Educação. Mais informações pelo telefone 3301-1929.

Serviço:

Espetáculo “Secou! O Último Rio Secou!”, com estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD)

Local: EMD – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

Data: segunda e terça-feira (30 e 31 de outubro)

Horário: 19h30

– Ingressos limitados à venda na secretaria da EMD (R$ 10)

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Redação

Sair da versão mobile