InícioCulturaNovo livro do professor Moacyr reúne música e inclusão

Novo livro do professor Moacyr reúne música e inclusão

Lançamento será nesta quarta-feira (18), na Biblioteca Municipal Mario de Andrade

"Cantando a gente é igual" é o novo livro do professor Moacyr Carlos Junior que será lançado nesta quarta-feira, dia 18, no saguão superior da Biblioteca Municipal Mario de Andrade, às 19 horas. O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, é gratuito e aberto a todos interessados.

O livro é recomendado para crianças e pré-adolescentes e trata, além de questões relacionadas à música, de um importante tema muito evidente nos dias de hoje: a inclusão. "Todos sabemos que somos iguais, mas, quando nos propomos a cantar em conjunto, essa igualdade fica ainda mais evidenciada. Por conta disso, todos devemos cantar e experimentar as emoções que essa nobre arte sempre nos proporciona", conta o professor.

Buscando algo diferente de seus trabalhos anteriores, Moacyr colocou mais de 50 personagens na nova edição com uma novidade: todos são inspirados em pessoas que fazem parte de seu círculo de amizades. Dessa forma, a família e amigos acabaram retratados na obra – inclusive o próprio professor Moacyr aparece como o Maestro Juvenal.

Com ilustração de Lucas Lima, "Cantando a gente é igual" traz a história de uma escola que resolve montar um coral e mostrar que todo mundo deve cantar. "Cantar não é privilégio de ninguém, por isso o titulo 'Cantando a gente é igual'. Fui amarrando isso com as personagens e adicionando informações, como a da questão de valores, abordando: comprometimento, disciplina, envolvimento, responsabilidade", explica.

Uma gama de personagens variados aparece no livro: a cantora cadeirante, a aluna com síndrome de Down, os alunos com descendências de diferentes etnias. "Têm também: o baixinho, o gordinho, o filho de casal homoafetivo, as filhas do pai alfaiate, que resolve presentear o coral com os uniformes, provando seu envolvimento com a proposta cultural da escola… Enfim, uma prova de que todos devem entender a prática do canto como uma experiência que só trará benefícios para a vida das pessoas".

O professor Moacyr lembra que Lucas Lima trouxe uma ideia bastante diferente e criativa para o livro: as folhas do livro, quando movimentadas rapidamente, viram um filminho. "Foi uma ideia genial e ficou muito bacana – inclusive optamos por fazer a edição com um papel mais grosso a fim de permitir essa sensação do filme e também para que o leitor folheie a vontade o livro para responder as questões do final do livro".

Não faltam elogios também para o músico Paulo Russi, responsável pela música temática do livro. A canção, de autoria do próprio Moacyr, teve os arranjos e a gravação realizada por Russi. "O Paulo é um rapaz incrível e aceitou embarcar nesse trabalho comigo, já que ele gosta de desafios que tenham a proposta de mudar o mundo para melhor", aponta.

Diferente dos outros trabalhos já publicados pelo Maestro Moacyr, desta vez o livro não vem acompanhado por CD. "Optamos por modernizar: agora o leitor – ou qualquer pessoa interessada, mesmo que não tenha comprado o livro – pode entrar no site e baixar as músicas: uma com letra e a outra com a versão instrumental". O endereço é o: www.prapensarecantar.com e Moacyr avisa que os professores podem utilizar-se do material a fim de beneficiar a educação dos alunos.

"Cantando a gente é igual" estará disponível para a venda durante o evento na Biblioteca Municipal pelo valor de R$ 20,00. O livro também pode ser adquirido, pelo mesmo valor, na Livraria Machado de Assis.

O lançamento nesta quarta terá a participação especial do Coral Unimed/Sicredi, sob a regência do próprio Moacyr, apresentando algumas canções do seu repertório.

Vale destacar que o professor Moacyr sempre desenvolveu trabalhos de capacitação de professores para a utilização da música como instrumento de apoio na nobre arte de educar crianças e jovens, sendo o autor das obras: "Pra Pensar e Cantar" – vols 1, 2 e 3, "Cantando a gente é igual" e do canções infantis "Pra Pensar e Cantar as Tabuadas". Pela sua atuação na área da educação e cultura, recebeu o título de Comendador da Sociedade Brasileira de Educação e Integração.

A Biblioteca Municipal Mario de Andrade está localizada à Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro da cidade.

 

Serviço:

Lançamento do livro "Cantando a gente é igual", do professor Moacyr Carlos Junior

Local: Biblioteca Municipal Mario de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Data: quarta-feira (18 de abril)

Horário: 19 horas

Grátis

 

Sair da versão mobile