A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart confirmam que as Oficinas Culturais Municipais têm as vagas ampliadas e chegarão a mais bairros a partir desse mês.
O principal objetivo do programa é a formação cidadã através da inserção cultural, com ações descentralizadas pelas regiões da cidade. O programa busca a democratização, a inclusão social e a garantia da dignidade do cidadão na participação da construção da política cultural do município.
"Por meio das novas oficinas serão atingidos bairros e regiões particularmente excluídos e de alguma forma mais vulneráveis, com uma ênfase especial às crianças e jovens que, desta forma, terão ampliadas as suas opções de contato com arte e cultura de qualidade", explica a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli. Entre os bairros favorecidos com o programa estão: Parque São Paulo, Vale do Sol, Jd. Hortênsias, Condomínio dos Oitis, Jd. Maria Luiza, Jd. Indaiá, Valle Verde e distrito de Bueno de Andrada.
A secretária lembra que as Oficinas Culturais abordam diversas linguagens da arte (artes plásticas, artesanato, capoeira, dança, música e teatro) atrelando criação, reflexão e fruição ao processo de desenvolvimento de pessoas mais sensíveis, conscientes e criativas. "Percussão, fotografia e audiovisual com celular, circo e malabares são algumas das linguagens que passam a ser contempladas com a ampliação das oficinas oferecidas", pontua.
O programa proporciona condições para formação cultural por meio do conhecimento de diferentes linguagens artísticas. Com a ampliação, serão abertas aproximadamente 700 novas vagas, distribuídas em aproximadamente 130 horas semanais.
As inscrições para o programa serão realizadas nos dias 02 e 03 de outubro, nos locais onde serão realizadas as aulas. Para a inscrição, os menores de 12 anos devem estar acompanhados por pais e responsáveis. É necessário apresentar a seguinte documentação: RG ou certidão de nascimento do aluno e o comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone).
Vale lembrar que as Oficinas Culturais Municipais contam com atividades nas seguintes áreas: artes plásticas (desenho, desenho mangá), capoeira, dança (ballet, dança contemporânea e Breaking), música (violão, canto) e teatro (infantil e adulto), podendo se inscrever crianças com idade a partir de 03 anos, adolescentes, adultos e também terceira idade.
Os cursos, além dos novos locais, também são oferecidos na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand e no CEU das Artes, além das demais instituições parceiras. Toda a programação é gratuita.
Confira mais informações:
Parque São Paulo
Local: Área de Convivência ao lado da Unidade de Saúde da Família (Av. Albert Einstein, 831)
Oficinas: Dança, Percussão, Canto
Vale do Sol
Local: PEC Ricardo C. Castro Monteiro (Av. Carlos de Angeli, s/nº)
Oficinas: Percussão
Jd. Hortênsias
Local: EMEF Henrique Scabello (Av. Remo Frontarolli, 4050)
Oficinas: Percussão, Canto, Fotografia e Audiovisual com Celular, Circo e Malabares
Condomínio dos Oitis
Local: Área de Convivência
Oficinas: Percussão, Canto, Circo e Malabares
Jd. Maria Luiza
Local: Área de Convivência ao lado da Unidade de Saúde da Família (Rua José Augusto de Arruda Botelho, 111)
Oficinas: Percussão
Distrito de Bueno de Andrada
Local: EMEF Eugênio Trovatti (Av. Bento Aranha do Amaral s/nº)
Oficinas: Percussão, Fotografia e Audiovisual com Celular, Circo e Malabares
Jardim Indaiá
Local: CEU das Artes (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340)
Oficinas: Dança, Percussão, Canto
Valle Verde
Local: Tenda Cultural (no estacionamento da UPA)
Oficinas: Dança, Percussão, Canto, Fotografia e Audiovisual com Celular, Circo e Malabares