InícioDestaque GeralOperação da PF mira tráfico e lavagem de dinheiro e tem alvos...

Operação da PF mira tráfico e lavagem de dinheiro e tem alvos em Matão e outras cidades

Ação nacional prende 14 pessoas e apreende fuzis, drogas e carros de luxo

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Pythia, que teve como um de seus alvos o município de Matão, no interior paulista. O objetivo da ação foi desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual, especializada em tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

A ofensiva também foi realizada em cidades como Taiúva, Campinas, São Paulo e em localidades do Paraná, com apoio do BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) de Campinas e da PM paranaense. Ao todo, dez pessoas foram presas preventivamente, três acabaram autuadas em flagrante e quatro ainda estão foragidas, sendo que um dos procurados acabou detido horas depois, em Curitiba (PR).

Fruto de mais de um ano de investigações, a operação revelou uma estrutura criminosa complexa e ramificada, com atuação em diversos estados e grande capacidade de distribuição de entorpecentes e armamentos de uso restrito, especialmente para São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo disfarçava sua atuação ilícita por meio de empresas de fachada, testas de ferro e investimentos no setor imobiliário, numa tentativa de legalizar os lucros do tráfico. O nome da operação, “Pythia”, faz alusão à sacerdotisa do Oráculo de Delfos, representando a estratégia da PF de antecipar os movimentos da quadrilha.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam drogas, armas pesadas como fuzis calibre 5.56, joias, celulares, dinheiro em espécie e veículos de alto padrão. Ao longo das investigações, estima-se que tenham sido retiradas de circulação mais de seis toneladas de entorpecentes.

Embora a operação tenha atingido Matão, a PF não divulgou a participação específica dos alvos no município. A corporação afirmou que a investigação permanece sob sigilo, e novas etapas da operação devem ocorrer, visando a captura de outros envolvidos e o desmonte completo do esquema criminoso.

A ação também evidencia o avanço de redes do crime organizado para o interior do Brasil e ressalta a importância da cooperação entre forças policiais no enfrentamento a esse tipo de atividade ilícita.

Foto e Fonte: Fala Matão

Sair da versão mobile