Realizada no último final de semana no Estádio Municipal Cândido de Barros, no Jardim Botânico, a 14ª edição da Copa XLC foi considerada pelos organizadores um sucesso. O objetivo inicial foi ajudar à família do pequeno Raul, o bebê de Américo Brasiliense que nasceu no final de 2016 com a síndrome dos ossos de vidros e precisa de acompanhamento especial. Foi cobrado R$ 10 de cada jogador inscrito, e, além disso, também foi arrecado fraldas e leite.
Participaram dos jogos os integrantes da Xampions Ligui Caipira, a XLC (um grupo de jogadores de final de semana que se reúnem desde 2011 ), jogadores do time da OAB Araraquara e da ACEA, entidade que representa a imprensa da cidade em geral. Todos os jogadores inscritos foram sorteados para definir em que time cada um jogaria. Dessa maneira, a integração entre os jogadores foi maior, pois teve advogado no time da imprensa, jogador da XLC no time da OAB e jogador da ACEA nos times da XLC. A ideia sempre foi integração e a solidariedade, e misturando os times essa sensação de interação aumentou muito, segundo os organizadores.
Foram 56 jogadores inscritos, formando quatro times que jogaram a primeira fase no sistema de todos contra todos para definir as posições de cada um nos jogos eliminatórios. Dessa fase saiu o chaveamento para as semifinais.
No primeiro jogo eliminatório, o time da XLC B venceu os representantes da ACEA pelo placar de 2 a 0, classificando para a final.
No segundo jogo decisivo, o time da XLC A chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu o empate para o time da OAB nos minutos finais do jogo, que tinha a vantagem do empate por ter tido uma pontuação melhor na primeira fase.
A final foi jogada pelos times da XLC B e pela OAB, que embalado pela reação na semifinal, venceu a partida por 2 a 0, levando o titulo. Além de vencedor do torneio, o time da OAB ainda teve o melhor ataque, a melhor defesa e o artilheiro do torneio, Miguel Silvério.
Durante os jogos, foi realizado também uma disputa baseada no jogo Cartola FC, disponível na internet durante o Brasileirão. A brincadeira consiste em brincar de ser o técnico, e escalar seu time escolhendo os jogadores da copa. Durante os jogos, todas as estatísticas de cada jogador são analisadas em um sistema, que aponta os melhores em cada posição. Quem escalar o time com melhor pontuação ganha, e nesse caso o vencedor foi o Thiago Merigui.
Além da contribuição dos jogadores, a Copa teve a colaboração de patrocinadores, que tornaram esse projeto uma realidade: Fuzari Serviços de Assessoria Contábil, Imobiliária Araraquara, Quadra Administradora de Condomínios, Núcleo Escola de Inglês, CEFISA Instituto de Ensino em Saúde e DRIFT TRIKE Araraquara, que disponibilizou veículos para que os jogadores praticassem esse esporte radical nos intervalos dos jogos.
Ao final do torneio, foi entregue para os pais do Raul, que estiveram presentes durante os jogos, tudo que foi arrecadado no torneio: R$ 1.660,00, além das fraldas e leite. Rodrigo, o pai, teve a oportunidade de falar com os jogadores, contou um pouco sobre o nascimento do filho, e a situação dele, emocionando todos os presentes. “Ele nasceu com várias fraturas, mas já está se recuperando, graças a Deus, e essa atitude de vocês ajudou muito. Um dia o Raul saberá quem são vocês”, disse.
“Eu e meu esposo achamos maravilho o jogo. Que todos vocês tenham sempre paz, saúde e alegria na vida de vocês. Obrigado pela atenção e ajuda”, disse também a mãe do Raul, Jéssica, que ficou na torcida durante todos os jogos.
Rodrigo, aliás, também participou do torneio como convidado e mostrou que leva jeito com o futebol.
Todos os jogos, fotos e mais informações sobre a XLC estão disponíveis na página deles no facebook https://www.facebook.com/xanoionsligui/ . A gravação dos jogos, que teve narrador e até comentarista, também estará disponível na pagina em breve.
Marcio Ito, um dos representantes da XLC, agradeceu em nome do grupo de amigos a divulgação que os órgãos da imprensa da cidade deu ao torneio. “Gostaríamos de agradecer o apoio da imprensa e aos patrocinadores e jogadores que acreditaram na proposta. Essa é a nossa 14ª copa e foi o maior evento que já organizamos. Mas valeu a pena pela chance de ajudar a família desse pequeno anjo e interagir com todos esses grupos. Logo teremos outra Copa, nos aguardem”.
E como eles mesmos dizem, o futebol é apenas uma desculpa. Para diversão, amizade e solidariedade.