InícioCulturaOrkestra Bandida se apresenta no Sesc

Orkestra Bandida se apresenta no Sesc

Espetáculo conta também com apresentação de dança do ventre

Mesclando música oriental com a espontaneidade da música regional brasileira – que encontra em ritmos como o Halij um parentesco único – a Orkestra Bandida chega à cidade e convida a todos para uma viagem ao universo gypsy. O grupo se apresenta no Sesc Araraquara na sexta (15), às 20 horas, com entrada franca.

A Orkestra Bandida é um grupo ligado à Fundação Tarab, formada por Mário Aphonso III, Ian Nain, Francis Mehmet, músicos multi-instrumentistas, estudiosos e pesquisadores da música cigana oriental, especialmente do Fasil, um estilo desenvolvido pelos ciganos do oriente nas tabernas, cabarés e festas populares.

Através de uma instrumentação peculiar que inclui alaúde, saz, clarinetes, flauta nay, rabeca, percussão oriental e contra-baixo, do acústico ao elétrico, a banda se utiliza da linguagem dos Maqams (escalas orientais) e de ritmos ímpares como o Karsilama, comuns em diversos países do oriente próximo como Egito, Síria, Turquia, Grécia e Macedônia.

O espetáculo traz também apresentações de dança do ventre, representada por dançarinas expoentes do gênero, e conta com as intervenções de Carlos Castanhola, personagem do bando que tira suspiros da plateia.

O grupo acaba de lançar seu primeiro disco (Orkestra Bandida – 2016), fruto de projeto de financiamento coletivo, gravado em estúdio, ao vivo, em São Paulo. No álbum, toda a riqueza de timbres e melodias trabalhadas pelo grupo estão representadas em dez músicas tradicionais dos cabarés do oriente.

No dia seguinte (16), o grupo ministra oficina gratuita, das 14h às 17h, voltada para pessoas que já tenham algum conhecimento em música. O público poderá conhecer músicas do cancioneiro tradicional, percorrendo um caminho pelas diferentes tradições da música do Oriente Médio, Turquia e Trácia.

 

Serviço:

Show Orkestra Bandida

Dia: 15/9, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

 

Sair da versão mobile