InícioCidadesCidadePacientes em tratamento oncológico têm isenção de Área Azul

Pacientes em tratamento oncológico têm isenção de Área Azul

Paciente deverá solicitar o benefício na Coordenadoria de Mobilidade Urbana

Os pacientes em tratamento de câncer, no Centro Oncológico (Cora) da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, estão isentos do pagamento de Área Azul. O benefício é resultado da lei de iniciativa do Poder Executivo, após sugestão do grupo Chá de Lenços Único.

Assim, os pacientes que estiverem passando tratamento oncológico no Cora, durante os períodos de consulta e tratamento, estão liberados de pagar o estacionamento rotativo da Estapar, empresa que administra os serviços de Área Azul.

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, para utilizar gratuitamente as vagas de estacionamento nas proximidades do Cora, o paciente deverá solicitar o benefício na Coordenadoria, apresentando um laudo médico que comprove o tratamento e sua duração prevista. É preciso apresentar também documento pessoal do requerente e comprovante de endereço para a realização de seu cadastro.

Com a aprovação do pedido, será concedido ao beneficiário um cartão de isenção, de uso pessoal e intransferível, que deverá permanecer exposto no veículo, no tempo em que o paciente estiver sendo atendido no Cora.

"Esse cartão terá prazo de validade, levando em conta o tempo de duração do tratamento apontada no laudo médico. Se houver necessidade de prorrogação do benefício, basta o beneficiário solicitar na Coordenadoria, ou seja, conforme a lei, a sua renovação será condicionada à comprovação periódica dos requisitos da isenção", explica Carneiro.

Uma das co-fundadoras e integrante do Grupo Chá de Lenços Único, Dorothea Adriana Lavoura, afirma a isenção do estacionamento é muito importante para os pacientes. "A pessoa que faz tratamento na oncologia já tem muitos gastos e quando chega a fase da radioterapia, normalmente são 33 dias de tratamento, de segunda a sexta, que na maioria das vezes demora bastante, às vezes até 4 horas. O estacionamento rotatório é uma preocupação a mais para essas pessoas, que já estão passando por um problema sério", defende a integrante do Chá de Lenços, que reúne hoje cerca de 100 mulheres que sempre busca melhorias para o paciente oncológico.

 

Atendimentos no CORA

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara é referência em atendimento para uma população de aproximadamente 620 mil habitantes ofertando atendimento ambulatorial em consultas médicas, quimioterapia, radioterapia e hematologia, além de todo o apoio diagnóstico e de equipe multiprofissional exigido das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia – UNACON – pelo Ministério da Saúde.

Por ano, são realizadas em torno de 11.000 consultas de oncologia clínica, 4.500 consultas em cirurgia oncológica. Além disso, são mais de 6.000 sessões de quimioterapia, 1.200 procedimentos de radioterapia e 350 cirurgias oncológicas realizadas.

 

Sair da versão mobile