InícioNotíciasGeralPai e filho emocionam o país em jogo do Palmeiras

Pai e filho emocionam o país em jogo do Palmeiras

Mesmo precisando de um respirador, Murilo Freitas Gonçales, de 9 anos, foi ao estádio pela primeira vez na vida

O futebol chama atenção não só pelo que acontece em campo. Às vezes, fatos relacionados ao esporte bretão longe do relvado também são notáveis. No último dia 27, o país parou para acompanhar a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro e viu o Palmeiras voltar a conquistar o título da competição após 24 anos. Mas, antes de a bola rolar no Allianz Parque, na caminhada da massa alviverde rumo ao estádio, uma imagem emocionou as redes sociais e passou a ser tratada como símbolo da campanha alviverde. Uma torcedora flagrou o momento em que um pequeno palestrino dirigia-se ao jogo na corcunda de um adulto acompanhado de uma máscara de oxigênio e um respirador.

O pequeno é Murilo Freitas Gonçales, de 9 anos, e o homem que o levava é o pai dele, Ronaldo Gonçales, de 37. O menino é portador de uma miopatia miofibrilar relacionada ao gene BAG3 e precisa do respirador porque a doença está afetando o funcionamento de seu diafragma. Ainda sim, a adversidade não impediu o garoto de ver o time campeão e ir ao estádio pela primeira vez na vida.

“Foi legal. Estão falando: ‘você é pé quente’. E achei muito bonito ver ele (estádio) de perto. Fiquei muito feliz. Foi o melhor dia da minha vida!”, exclama Murilo.

Este, no entanto, não foi o primeiro contato do menino com o Allianz Parque. Em 2014, Murilo precisou fazer um transplante de coração por conta de uma cardiopatia. No mês de maio, ele e a família saíram de Marília, no interior de São Paulo, com destino a capital para fazer a cirurgia. No caminho, a ambulância acabou pegando um longo congestionamento e houve temor de que o órgão não aguentasse esperar. A mãe do garoto, Adriana Stefanini Freitas Gonçales, decidiu pedir ajuda à Polícia Militar e um helicóptero foi designado e os levou para o hospital. Passada a cirurgia e os 44 dias de internação, quando recebeu alta médica, Murilo disse que contaria aos amigos sobre o dia que passou em cima do estádio do Palmeiras. Desde então, havia a expectativa pela visita. Agora que o desejo foi realizado, ele só pensa na próxima vez.

“Ele saiu falando que quer voltar e vir em todos os jogos do Palmeiras no ano que vem! Falei com ele que temos de ir com calma, há essa dificuldade de locomoção… Mas vamos ver. Se der, a gente volta!”, destaca o pai Ronaldo.

A boa campanha do Palmeiras foi especial para toda a torcida do clube. Mas para Ronaldo, as vitórias que o time do técnico Cuca acumulou ao longo do Campeonato Brasileiro, foram muito importantes para Murilo. Segundo ele, o Verdão ajudou a dar força ao menino.

“Eu acho que por ele torcer tanto, e ter dado certo esse ano, com uma campanha boa do Palmeiras, isso acabou ajudando a dar uma força para ele. Ele ficou vidrado no Palmeiras, se apaixonou, e com certeza dá uma força pra ele”, acrescenta.

Com 23 vitórias e 77 pontos conquistados, o Palmeiras garantiu o título do Campeonato Brasileiro 2016 com uma rodada de antecedência. A conquista marcou o fim de um jejum de 24 anos do Verdão sem levantar o troféu da competição. Ter um expectador tão especial no Allianz Parque no jogo em que foi garantida a tão esperada glória só deixa a campanha ainda mais memorável. E lembra, como forma de legenda da já famosa foto de Murilo com o pai que rodou as redes sociais, que jamais será “só futebol”.
 

 

Sair da versão mobile