Um local com intenso movimento, mas com segurança falha. É assim que os pais, alunos e funcionários enxergam o perímetro escolar nas unidades de ensino de Araraquara.
Nos horários de entrada e saída de alunos a situação se agrava. Além de problemas no trânsito, com a aglomeração de vans escolares e veículos para o embarque e desembarque de estudantes, é comum a presença de pessoas estranhas ao universo escolar.
Na semana passada, um estudante foi agredido e teve o celular roubado na Parque Infantil, centro de Araraquara, ao sair da Escola Estadual Bento de Abreu.
O descontentamento com a segurança, no entanto, também se reflete em outros bairros. Para Vânia de Araújo da silva, mãe de um aluno da EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes, no Jardim Paraíso, a presença da Polícia Militar não é constante. “As vezes a polícia passa, a Guarda Municipal também, mas não é 100% tranquilo não”, afirma.
Marcos Roberto da Silva, coordenador da Guarda Civil Municipal de Araraquara, explica que a corporação realiza patrulhamento em cerca de 15 escolas municipais, do total de 60 unidades de ensino existentes na cidade, e que o efetivo é suficiente para atender as situações emergenciais.
Assista à reportagem completa:
