Maior competição voltada para a revelação de talentos do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 definirá seu campeão nesta terça-feira, a partir das 10 horas, quando Palmeiras e Santos entrarão no gramado do Allianz Parque para a grande final do torneio.
O Verdão, que tem a oportunidade de jogar em casa e diante de sua torcida — que será única no jogo —, busca seu primeiro título do torneio, enquanto o Peixe persegue sua quarta taça, após ser campeão nas edições de 1984, 2013 e 2014.
A primeira polêmica da partida aconteceu antes mesmo do início do jogo, já que a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu apenas na noite de domingo o estádio da final e gerou críticas por parte dos santistas pela escolha da casa palmeirense. O Santos emitiu uma nota de repúdio e alegou que a decisão não atende o princípio de isonomia e "privilegia" o rival.
A entidade que administra o futebol paulista justificou a escolha citando o fato do Palmeiras ter a melhor campanha — 7 vitórias e 1 empate contra 6 vitórias e 2 empates — e também argumentou ter se baseado em critérios de segurança, já que também nesta terça haverá o confronto entre Corinthians e Ferroviária, às 21 horas, na Neo Química Arena, pelo Paulistão.
Palmeiras e Santos já se enfrentaram em seis ocasiões válidas pela Copinha. São duas vitórias alviverdes, uma vitória santista e três empates. Nesta edição, o Palmeiras já balançou as redes 25 vezes, sofrendo apenas 5 gols. O Santos, por sua vez, marcou 17 gols — 12 deles anotados pela dupla Rwan e Lucas Barbosa — sendo vazado em quatro oportunidades.
Para a decisão deste domingo, o técnico palmeirense Paulo Victor Gomes terá força máxima e deve manter a joia Endrick no banco de reservas como arma para a etapa final. Já o técnico Elder Campos, do Santos, vai precisar lidar com dois desfalques importantes como o lateral-direito Sandro, que se lesionou durante a competição, e o atacante Lucas Barbosa, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SANTOS
Local: Allianz Parque, São Paulo;
Data/Horário: Terça-feira, 25 de janeiro, 10h;
Arbitragem: Gustavo Holanda Souza, auxiliado por Gustavo Rodrigues de Oliveira e Izabele de Oliveira;
VAR: José Cláudio Rocha Filho;
Transmissão: Globo, SporTV e Rede Vida.
PALMEIRAS – Mateus; Garcia, Naves, Lucas Freitas e Vanderlan; Fabinho, Pedro Bicalho e Jhonatan; Giovani, Vitinho (Endrick) Gabriel Silva. Técnico: Paulo Victor. Técnico: Paulo Victor Gomes;
SANTOS – Diógenes, Sandro, Derick, Lucas Pires, Jhonnathan, João Victor, Ed Carlos, Weslley Patati, Lucas Barbosa e Rwan Seco. Técnico: Elder Campos.