O prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Braz Pano (PSDB), segue para seu segundo mandato à frente do Executivo Municipal após a posse no dia 1º de janeiro na Câmara Municipal. A sessão solene de posse ocorreu na Câmara Municipal e não recebeu a presença de público por causa da Pandemia do Coronavírus.
No discurso de posse, Pano evitou falar em prioridades da nova gestão e preferiu os agradecimentos, ressaltando a importância do irmão Valdeci Pano para sua carreira política. Valdeci é funcionário concursado na Câmara Municipal. E prometeu diálogo com o Legislativo durante os próximos quatro anos. Entretanto, melhorar a zeladoria da cidade e estrutura de abastecimento de água estão entre principais as cobranças da população ameriliense.
Dirceu Pano disputou as eleições 2020 com quatro candidatos, entre eles, sua vice-prefeita Terezinha Viveiros (Republicanos), que decidiu tentar chegar ao Executivo. Ele foi reeleito com 6.687 votos (36,79%) e vai governar Américo com o vice-prefeito Luzimar Baianinho (PL).
Antes de ser eleito pela primeira vez em 2016 para chefiar o Executivo, Pano foi vereador e diretor de Cultura na gestão da ex-prefeita Cleide Berti.
Presidência da Câmara
Após a cerimônia de posse dos eleitos, ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Américo Brasiliense para o biênio 2021/2022. Foi eleito com 12 votos e uma abstenção, para presidir o Legislativo, o vereador Zé Roberto (PL), que vai comandar os trabalhos na Casa de Leis com Silas da Sadia (PSDB), como vice-presidente. Zélia Protetora dos Animais (PL) e Dega da Padaria (PSD) foram eleitos 1º e 2º secretários, respectivamente. A primeira sessão ordinária de 2021 será no dia 1º de fevereiro na Câmara de Vereadores de Américo Brasiliense.
Formação da Câmara de Vereadores
Zélia Protetora dos Animais (PL) – 618 votos
Silas da Sadia (PSDB) – 588 votos
Diego Viveiros (Republicano) – 581 votos
Trajano Filho (PSDB) – 520 votos
Zé Roberto (PL) – 511 votos
Roberto da Anchieta (PDT) – 498 votos
Van do Gás (PL) – 495 votos
Leandro Mancha (DEM) – 480 votos
Marly Pavão (DEM) – 406 votos
Bahia do Corte (PSL) – 304 votos
Dega da Padaria (PSD) – 266 votos
Maicon Rios (Republicanos) – 258 votos
Cidão Mineiro (PT) – 212 votos