InícioCidadesCidadePapa desmembra Diocese de São Carlos cria nova sede católica na região...

Papa desmembra Diocese de São Carlos cria nova sede católica na região central

Anúncio da criação da Diocese de Jaú, com 15 cidades, foi feito nesta quarta-feira (26)

Nesta quarta-feira (26), a Nunciatura Apostólica informou que o Papa Francisco criou a nova Diocese de Jaú (SP), com território inteiramente desmembrado da Diocese de São Carlos.

O Papa nomeou como primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, de 68 anos, oriundo do clero da Diocese de São Carlos. Dom Francisco atualmente é bispo de Lins (SP), e anteriormente foi Bispo de Ituiutaba (MG). Na diocese de São Carlos, entre vários cargos exercidos, foi Administrador Diocesano em 2006 após a transferência de Dom Joviano de Lima Júnior para a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em abril do mesmo ano.

A nova diocese abrangerá 15 municípios com uma extensão territorial de 6.018,531 Km² e população aproximada de 434.783 habitantes. Contará com os seguintes Municípios e Distritos: Jaú, distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, distrito de Curupá, Borborema, Itápolis e distrito de Tapinas.

Comporão a nova diocese 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes, com a presença da Vida Religiosa e Consagrada e um laicato comprometido.

Diocese de São Carlos

Diocese de Jaú

A nova catedral

Localizada no coração de Jaú, a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio destaca-se como um marco histórico e religioso na região, e agora, Catedral da recém-criada Diocese de Jaú.

Construída no século XIX, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio possui uma história rica e multifacetada. Seus traços arquitetônicos remetem ao estilo neogótico, caracterizado por suas torres altas, vitrais coloridos e detalhes ornamentais elaborados. A sua beleza estética realça o significado religioso, atraindo tanto devotos quanto admiradores deste marco arquitetônico voltado à fé.

Entrelaçada com a história de Jaú, a igreja testemunhou momentos marcantes da cidade ao longo dos anos. Desde cerimônias religiosas até eventos culturais e comunitários, e tem sido o cenário de inúmeras celebrações e reuniões que contribuem para a unidade da comunidade jauense.

Além de seu valor histórico e espiritual, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio também inspira a caridade, e a comunidade mantém nela programas e eventos beneficentes.

Recentemente, esforços de restauração foram empreendidos para preservar a beleza e a integridade arquitetônica da igreja, garantindo que ela continue a ser um ponto de referência cultural e espiritual para as gerações futuras.

Com a criação da Diocese de Jaú, a Igreja passará a ser a Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, a igreja mãe da Diocese, onde o bispo se pronunciará da cátedra nela instalada. É nela que ocorrerão as principais celebrações da nova diocese.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Luis Antônio

Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1

Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Sair da versão mobile