O Noroeste garantiu o acesso à Série A3 neste domingo (25) ao empatar com o Fernandópolis por 2 a 2. Mesmo sem conseguir a vitória, o time comandado pelo técnico Victor Hugo conquistou seu principal objetivo no torneio, pois superou a Inter de Bebedouro no saldo de gols (7 a 5). O resultado deixou o time alvirrubro na segunda posição do Grupo 04, fora da decisão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, mas com vaga na Série A3 de 2016.
Clube fundado no dia 1º de setembro de 1910, o Noroeste se habituou a enfrentar os grandes times de São Paulo ao longo de sua história. Entre suas principais conquistas estão o título da Série A3 (1995) e as três taças levantadas na Série A2 (1953, 1970 e 1984). Nos últimos anos, o time se destacou ao vencer a Copa Paulista em 2005 e 2012.
Além destes feitos, que já justificam a importância do clube no futebol regional, o Noroeste também participou da Série A do Campeonato Brasileiro em 1978. Embora não tenha atingido grandes resultados nesta campanha, ter disputado a principal divisão do nacional mostra a força que o clube trabalha para reconquistar.
A equipe bauruense, com a conquista deste acesso, inicia sua caminhada para voltar a ficar entre as principais equipes do Estado. Em 2011, o Noroeste disputou pela última vez a elite do estadual e acabou sendo rebaixado na penúltima colocação. No ano seguinte, o time ficou perto do retorno à Série A1, mas bateu na trave e a dois pontos do feito. A não classificação acabou sendo determinante para a queda do clube nos anos posteriores.
Em 2013, a equipe alvirrubra sofreu o descenso à Série A3 por ter menos saldo que a Ferroviária, que no ano que vem voltará para a principal divisão do estadual e que este ano ajudou o time de Bauru ao emprestar os jogadores para a disputa da Segunda Divisão. O clube de Bauru no ano passado sofreu mais um rebaixamento e, então, foi parar pela primeira vez da sua história na Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
O tradicional time do Estado de São Paulo teve um bom desempenho desde o início desta campanha. O Noroeste terminou a primeira fase na primeira colocação do Grupo 01, com o terceiro melhor desempenho da etapa. Já na segunda e atual fase, o alvirrubro não teve um bom início, mas com a eficiência ofensiva embalou uma boa sequência na retal final, com quatro vitórias e um empate, que garantiu o esperado acesso.