Possibilitar que diferentes públicos tenham contato com manifestações artísticas distintas é uma das propostas do projeto Ateliê Público II Edição, que será realizado no dia 12, sábado, no Parque Infantil, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
Serão desenvolvidas oito oficinas gratuitas de contação de histórias, desenho de rua, escultura sonora, monotipia, colagem/urbanização, desenho em quadrinhos, colagem/urbanização, literatura/quadrinhos em diálogo, poesia e fotografia. Tudo será realizado junto com as pessoas da comunidade, desvendando as artes e suas possibilidades. No total serão 15 vagas para cada atividade. Para participar, basta ir até o local da oficina, no dia da realização e se inscrever.
Debora Paiva Andrade, artista plástica e responsável pela oficina de Colagem e Urbanização, explica que a proposta da atividade é despertar os participantes para que desenvolvam a imaginação inspirados pelos espaços que vivem.
“Fazemos um passeio pelo local para que observem o entorno e se atentem ao cenário, a natureza e as situações que, muitas vezes, passam despercebidas no dia a dia. A partir daí, é o momento de usar a imaginação e colocar no papel por meio do desenho e da colagem as informações coletadas”, comenta a profissional.
Valorizar o patrimônio e o espaço onde se vive e convive revelando suas qualidades, características, preservação é um dos objetivos do projeto Ateliê Público II Edição, que também pretende descentralizar e democratizar ações e bens culturais, incentivando o olhar da população para o patrimônio público sensibilizando e conscientizando a comunidade sobre a necessidade e importância social da arte. A iniciativa é patrocinada pela Lupo, por meio do ProAC – ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia, apoiada pela Prefeitura Municipal de Araraquara via Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e realizada pela produtora cultural Júlia Berwerth.