Uma dupla de passageiros que transportava aves nativas em um ônibus interestadual, foi detida nesta quinta-feira (7), pela Polícia Militar Ambiental.
O fato aconteceu em um posto de combustíveis na Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), em Rincão-SP após denúncia anônima.
A ação contou com agentes de Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto e também o apoio da Polícia Militar Rodoviária.
Segundo o relatório, os agentes abordaram o ônibus de viagem que tinha como destino o Estado da Bahia e encontrou 17 aves nativas em uma mala fechada.
A mala estava embaixo da poltrona da dupla de passageiros e segundo a polícia, elas estavam acondicionadas em caixas inadequadas com excesso de aves no espaço, configurando crime de maus tratos.
Dentre as espécies apreendidas, estavam 13 coleirinhos papa capim e 4 canários da terra, todos recém-capturados na cidade de Dourado-SP.
A dupla foi autuada pela prática de maus tratos e também pelo transporte de aves nativas sem autorização, totalizando R$ 59.500,00 (cinquenta e nove mil e quinhentos reais) em multa administrativa.
Além das infrações, eles também responderão criminalmente pela conduta.
Os passageiros foram apresentados na Delegacia de Polícia Judiciária de Rincão e após o registro do Boletim de Ocorrência, eles foram soltos e responderão em liberdade.