InícioDestaque EsportesPaulistas defendem soberania na Libertadores Feminina

Paulistas defendem soberania na Libertadores Feminina

Clubes do estado de São Paulo venceram 12 das 15 edições em toda a história

A Copa Libertadores Feminina de 2024 tem início nesta quinta-feira (3) e três clubes paulistas – Corinthians, Santos e Ferroviária – defendem a soberania das equipes paulistas na história da competição.

Em 15 edições, o título foi conquistado em 12 oportunidades por equipes locais. Dos clubes paulistas que irão disputar a competição, o Corinthians, maior campeão, é dono de quatro taças (o título de 2017 foi alcançado por meio de uma parceria com o Osasco Audax). Já Santos e Ferroviária foram donos da América em duas vezes cada.

Além dos clubes mencionados, o São José (tricampeão), Palmeiras (campeão) e Audax (em parceria com o Corinthians em 2017) também já foram campeões continentais ao longo da história da competição sul-americana. Nas outras três edições, Colo-Colo, do Chile, Club Sportivo Limpeño, do Paraguai, e Atlético Huila, da Colômbia, foram os campeões.

Atuais campeãs

O Corinthians está no Grupo A, que conta com o Adiffem (VEN), Libertad (PAR) e Boca Juniors (ARG). As Brabas abrem o campeonato contra as argentinas no Estádio Arsenio Erico, nesta quinta-feira (3), às 18h30.

As Alvinegras do Parque São Jorge chegam ao torneio como hexacampeãs brasileiras e classificadas para a segunda fase do estadual. Esta será a oitava participação do time do povo, que possui 33 jogos, com 27 vitórias, quatro empates e uma derrota. Foram 123 gols a favor e 14 contra.

Esperança das Sereias

As Sereiras da Vila pertencem ao Grupo B, junto com Olimpia (PAR), Colo-Colo (CHI) e Always Ready (BOL). O time de Santos encara a equipe boliviana na partida de estreia, no Estádio Ypané, também nesta quinta, às 21h.

A equipe da Vila Belmiro aposta suas fichas na Libertadores para terminar a temporada de forma positiva após descenso no nacional. O Peixe conta com um retrospecto positivo na competição, com cinco aparições, 22 jogos, 20 vitórias, um empate e uma derrota, totalizando 107 gols marcados e apenas oito sofridos.

Guerreiras Grenás

A Ferroviária está no Grupo C e enfrenta Peñarol (URU), Santa Fé (COL) e Independiente Dragonas (EQU). A equipe de Araraquara entra em campo diante das equatorianas no Estádio Arsenio Erico na sexta-feira (4), às 18h30.

As Guerreiras Grenás foram eliminadas na semifinal do Campeonato Brasileiro pelo São Paulo e estão classificadas no Paulistão Feminino Sicredi. O clube participou sete vezes da Libertadores, com 30 jogos, 17 vitórias, oito empates e cinco derrotas, anotando 62 gols e sofrendo 27.

Confira a lista de títulos paulistas:

Corinthians – 4 (2017, 2019, 2021 e 2023)
São José – 3 (2011, 2013 e 2014)
Ferroviária – 2 (2015 e 2020)
Santos – 2 (2009 e 2010)
Palmeiras – 1 (2022) Audax – 1 (2017)

*Em 2017, Audax e Corinthians jogaram a competição em parceria.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Sair da versão mobile