Na manhã desta quinta-feira (06), a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de buscas e apreensão, sendo quatro na cidade de São Carlos e um na cidade de Iracemápolis. Mais de R$ 8 milhões foram apreendidos em contas bancárias vinculadas aos investigados, assim como grande quantidade de produtos eletrônicos e armas de fogo.
A operação denominada “Marcos 12:17” investiga crimes relacionados à introdução e venda ilegal de aparelhos celulares e outros produtos no país, e teve início em agosto de 2024, a partir de denúncias encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal de Araraquara, que apontavam para a comercialização irregular de aparelhos eletrônicos anunciados em redes sociais.
A 2ª Vara Federal de São Carlos foi responsável pela expedição dos mandados, que contou com 20 policiais federais nas buscas e resultou no bloqueio de mais de R$ 8 milhões em contas bancárias vinculadas aos investigados, além da apreensão de grande quantidade de produtos eletrônicos, veículos dos envolvidos e materiais de interesse da investigação, que serão periciados pelo Setor Técnico Científico da Polícia Federal. Com um dos alvos ainda foram apreendidas seis armas, incluindo armas longas, como fuzil e espingarda, que apesar de estarem registradas no sistema SINARM e SIGMA, encontravam-se irregularmente sob a posse do investigado.
OPERAÇÃO
O nome da operação faz alusão à citação bíblica de Marcos 12:17 – “Dai a César o que é de César” – que enfatiza a importância do cumprimento das obrigações civis, como o pagamento correto dos tributos. A prática que consiste na sonegação do pagamento de impostos e taxas devidas à União, tem pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa, conforme o artigo 334 do Código Penal.