O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, da Delegacia de Polícia Federal de Araraquara/SP, concluiu a aplicação, no sábado, dia 24, do plano de trabalho 2019 elaborado em parceria com a Direção Regional de Ensino local e com grupo de profissionais da saúde, aplicado em 12 escolas estaduais da cidade com maiores problemas relacionados ao uso de drogas por adolescentes.
As intervenções foram realizadas para as 28 turmas de 8º ano das escolas escolhidas, atingindo cerca de 900 alunos de 13 a 15 anos de idade, através da aplicação de palestras focadas em danos e consequências individuais, familiares e sociais do uso de drogas, além de inteligência socioemocional.
Cada turma recebeu 3 intervenções de cerca de uma hora cada, em dias distintos, sendo duas voltadas para o tema danos e consequências do uso de drogas, aplicadas diretamente por policiais federais. E a parte final aplicada por psicólogos ou terapeuta ocupacional voluntários, abordando o tema inteligência socioemocional, buscando atribuir autopreservação do próprio adolescente contra o uso de drogas.
A formação se estendeu, também, para os Supervisores de Ensino, a Dirigente Regional, 90 pais e cerca de 250 professores das 12 escolas, sendo a abordagem final para professores, no último sábado.
Foram aplicados questionários de avaliação, para alunos e professores, em 60% das escolas, de forma a poder ser avaliada a eficácia das ações, o que auxiliou também a ajustar, durante o ano, as condutas intervencionistas.
A Delegacia da Polícia Federal de Araraquara realiza, portanto, sua atribuição constitucional de trabalhar na prevenção ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, prevista no § 1º, inciso II, do Art. 144 da Constituição Federal.