O piloto araraquarense Murilo Frasnelli, de 12 anos, já é uma atração nas corridas por onde passa. Apesar de ainda ser uma criança, faz muitos pilotos mais velhos “comerem poeira” nas provas que participa pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. Agora, o menino que leva o apelido de Garoto Voador sonha com voos mais altos: ele quer conquistar títulos entre pilotos adultos em 2017.
Seu pai, o farmacêutico André Frasnelli, conta que o ano promete ser especial para o menino. Segundo ele, existe a expectativa de disputar o Campeonato Brasileiro de Motocross dentro da categoria 230cc, onde enfrentará pilotos maiores de 18 anos. Para isso, seu treinador, o bicampeão brasileiro Marquinhos Moraes, reuniu seu irmão, Léo Moraes, e Murilinho para formarem uma equipe que tem tudo para brilhar na disputa. Eles também planejam participar do Campeonato Mineiro.
“O Murilo está treinando para fazer bonito nesse ano de 2017. Ele já disputou três corridas na categoria 230 e teve ótimos resultados, com dois terceiros lugares e um segundo lugar só com pilotos adultos. Estamos muito focados e entusiasmados com a possibilidade da disputa dessas competições”, conta André, que acrescenta que o mecânico araraquarense Bruno Lozano preparou a moto de Murilo para competir de igual para igual com os principais pilotos do Brasil.
O Campeonato Brasileiro terá início no dia 7 de maio e contará com oito etapas que serão realizadas em Indaiatuba, Limeira, Extrema (MG), Campo Grande (MS), Morrinhos (GO), Trindade (GO), Gramado (RS) e Três Lagoas (MS). Tanto no Brasileiro como no Mineiro, Murilinho disputará as categorias Júnior (até 16 anos) e Nacional (adulto).
Em 2017 também serão encerradas as competições que foram iniciadas em 2016, que são o Circuito Paulista, a MX Point e o Estadual Paulista de Motocross. Esses campeonatos foram interrompidos por conta das trocas de prefeitos, que pararam provisoriamente de bancar os gastos. Nas três competições Murilo lidera a categoria juvenil, para atletas de até 16 anos.
Em sua última corrida, realizada no dia 18 de dezembro em Ariranha (SP), o Garoto Voador venceu a categoria júnior e terminou na terceira colocação da 230cc, categoria onde competiu com outros 19 pilotos adultos. “Nosso projeto é para que em 2018 ele esteja entre os melhores do Brasil na 230cc”, completa André.