InícioCidadesCidadePL prevê obrigatoriedade de vacinação por funcionários municipais

PL prevê obrigatoriedade de vacinação por funcionários municipais

Projeto já foi protocolado e será debatido pela Câmara de Araraquara

A Prefeitura de Araraquara protocolou na Câmara Municipal de Araraquara, o Projeto de Lei 26/2022 que trata sobre a exigência de apresentação de carteiras de vacinação ou de comprovantes de vacinação para trabalhadores no âmbito da Administração Pública Municipal Direta ou Indireta. O objetivo, segundo o Executivo, é proteger todos os envolvidos na prestação do serviço público municipal, além do cidadão usuário do serviço público e os demais sujeitos envolvidos em tal prestação.

A Secretária Municipal de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamália de Vasconcellos Augusto, explica que uma das motivações do projeto apresentado foi a rápida disseminação do contágio pela COVID-19 em nosso Município neste início de ano, provocada pela variante Ômicron.

“É notório que a nova variante possui altíssima capacidade de contaminação e a vacinação é uma das pedras-de-toque para o enfrentamento da atual pandemia da COVID-19”, salienta a Secretária. Ela ressalta que caso o projeto de lei seja aprovado, o Poder Público municipal poderá exigir todas as vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde. “Com isso a Administração Municipal poderá proteger seus servidores e o próprio público não somente da COVID-19, como de outras possíveis doenças”, destaca.

De acordo com a Secretária, a exigência deve valer para todas as contratações temporárias, terceirizadas, efetivas e também para os atuais servidores municipais. “No caso das contratações temporárias, o candidato aprovado no processo seletivo terá que apresentar a carteira de vacinação completa junto à documentação exigida, assim como os aprovados em concurso público. No caso das terceirizadas, as empresas contratadas terão que comprovar a vacinação de seus funcionários. Já no caso dos atuais servidores públicos essa exigência se dará durante exame periódico”.

Ela reforça que a não apresentação de um dos documentos comprovando o quadro de vacinação completa, acarretará em abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), sendo que “ao final do processo administrativo, o servidor municipal poderá ser desligado do serviço público”.

Mariamália acrescenta que a exigência de apresentação de carteiras de vacinação ou de comprovantes de vacinação somente não será obrigatória com justa causa médica.

Segundo ela, a expectativa é que o projeto entre em pauta e seja avaliado e apreciado pelos vereadores em breve, uma vez que a “propositura é vista como uma medida de urgência, diante do atual momento da pandemia que estamos vivenciando”, concluiu.

Projeto torna obrigatória apresentação de comprovante de vacina por servidores municipais

Sair da versão mobile