InícioNotíciasGeral"Planta do Pé" apresenta gestualidade contemporânea elaborada através das danças brasileiras

“Planta do Pé” apresenta gestualidade contemporânea elaborada através das danças brasileiras

 

O 15º Festival de Dança de Araraquara apresenta, na terça-feira (15), os espetáculos “Tudo Nosso” (20h) e “Planta do Pé” (20h30), no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, SESC Araraquara e Poiesis através da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, sendo os ingressos gratuitos e distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 13 horas do dia da apresentação.

A noite tem início com a apresentação de “Tudo Nosso”, com os alunos das Oficinas de Ritmos Brasileiros do programa “Unidos pela promoção da saúde para melhor qualidade de vida no município de Américo Brasiliense”, com coreografia de Giovana Cândido.

O espetáculo convidado da noite – “Planta do Pé” – traz a bailarina Maria Eugênia Almeida, da Companhia Soma, demonstrando danças de seu repertório e compartilhando com o público uma reflexão sobre o legado oferecido pelas danças tradicionais brasileiras, não apenas no âmbito corporal como na compreensão da singularidade de uma cultura. Vale destacar que Maria Eugênia é filha de Antônio Nóbrega – reconhecido artista brasileiro.

Contando sobre passos de danças apreendidos nas festas populares do Brasil, Maria Eugênia passeia por uma história de união entre diversas técnicas absorvidas ao longo de anos de pesquisa ao lado de diversos parceiros e questiona: “a que Brasil eu pertenço?”, “o que de mais valioso somos capazes de observar em nossas manifestações culturais longínquas?”, “por que muitos ritmos e danças brasileiras ainda permanecem tão a margem de nossa ‘sociedade oficial’?”

É assim que, em um momento em que a brincadeira se faz entre pés, passos, plantas e palavras, “Planto do Pé” se aproxima da preciosidade do movimento e de seus múltiplos significados.

Vale destacar que a Companhia Soma foi fundada pelas bailarinas Maria Eugênia e Marina Abib, e desenvolve uma pesquisa em busca da criação de uma gestualidade contemporânea elaborada através das danças tradicionais brasileiras. A vivência artística de Maria Eugênia possibilitou encontros com diversos artistas, em diferentes partes do mundo, cujo contato ampliou e aprofundou sua pesquisa. Dançando em espetáculos de Antônio Nóbrega e com a Cia Soma, Maria Eugênia compartilha diversas premiações, entre elas: Melhor Espetáculo de Dança do Ano (eleito pela Folha de São Paulo) e Melhor Espetáculo de Dança do Século (eleito pela revista Bravo).

 

·         Planta do Pé

Ficha técnica

Concepção e direção: Companhia Soma

Interpretação: Maria Eugênia

Figurinos: Eveline Borges

Luz/ cenografia: Goma Oficina

 

Serviço:

15º Festival de Dança de Araraquara apresenta:

– “Planta do Pé”, com a bailarina Maria Eugênia Almeida (Companhia Soma)

– “Tudo Nosso”, com Oficinas de Ritmos Brasileiros (Américo Brasiliense)

 

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)

Data: 15/09 – terça

 

Horários:

– 20h: “Tudo Nosso”

– 20h30: “Planta do Pé”

 

Grátis – ingressos gratuitos – retirar na bilheteria do teatro, a partir das 13 horas do dia da apresentação

 

Sair da versão mobile