Foram inaugurados nesta sexta-feira (27) o Poço Universal e o Reservatório Universal, que são responsáveis pelo atendimento ao Jardim Universal e aos bairros vizinhos. O valor total do investimento é de R$ 2,8 milhões.
Com a inauguração, a região do Jardim Universal deixa de demandar água do Poço Paiol, que fica no Vale do Sol. Assim, as águas do Paiol poderão ser redirecionadas para a região norte, que abriga vários conjuntos habitacionais.
"O Poço Paiol vai jogar água para o Selmi Dei. Esse poço vai amenizar muito a situação naqueles bairros, onde 22 mil pessoas foram levadas sem infraestrutura adequada", disse o prefeito Edinho Silva. Ainda de acordo com o prefeito, a resolução definitiva do problema também está sendo desenvolvida: um poço e um reservatório na região do Selmi Dei, em financiamento com o Governo Federal.
As obras
O novo poço e o novo reservatório vão atender uma população de 9,8 mil pessoas nos bairros Jardim Universal, Jardim Ravena, Jardim Helena, Parque Laranjeiras, Jardim das Flores, entre outros.
O poço tem profundidade de 392 metros (160 metros de basalto e 270 metros de arenito), com vazão total estimada de 250m³ por hora. Trabalharam na obra as empresas Acqua Tecnologia de Água e Construara. Cerca de 60 funcionários estiveram direta ou indiretamente envolvidos.
Já o reservatório foi construído com contrapartidas da MRV e do Loteamento Ravena. A capacidade de reservação é de 1 milhão de litros. Trabalharam na obra as empresas Verona, Vector e Pesato Engenharia.