InícioNotíciasPrefeita de Rincão perde o mandato após decisão do TSE

Prefeita de Rincão perde o mandato após decisão do TSE

Novas eleições serão realizadas na cidade. Presidente da Câmara Municipal assume Prefeitura interinamente

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta terça-feira (10) o registro de candidatura da prefeita de Rincão Therezinha Servidoni, do PSDB. Com a decisão, a prefeita perde o mandato e a cidade terá novas eleições, que serão convocadas imediatamente, segundo decisão dos ministros.

O resultado é referente a duas representações feitas contra a Therezinha. Uma delas é do Ministério Público Federal (MPF) e da coligação “Respeito e responsabilidade por Rincão”, que era formada pelos partidos PT, PDT, PP e PRB e ficou em segundo lugar.

Durante sua passagem anterior pela prefeitura de Rincão, as contas de 2012 foram rejeitadas pela Câmara Municipal. Naquele ano, a então prefeita foi alertada cinco vezes por órgão de contas devido ao excesso de gastos com pessoal da ordem de 5,12%, acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso sem que a prefeita encaminhasse informações ao organismo sobre as providências que estaria adotando para solucionar a irregularidade. Ao apresentar voto-vista na sessão, o ministro Herman Benjamin classificou a conduta da prefeita como “gravíssima”.

Therezinha Servidoni foi a vencedora das eleições de 2016 com 1.978 votos, ou 35,19%, contra 1.918 votos conquistados por Dudu Bolito, que concorria pelo PT. Assume a prefeitura de forma interina o presidente da Câmara Municipal Edson Brito Bolito (Edinho), que destacou as prioridades enquanto estiver a frente do executivo municipal.

“Foram cometidos diversos erros na administração pública durante o mandato anterior. Houve retrocesso e precisamos melhorar. Agora é preciso ter cautela, calma e respeito ao dinheiro público”, destacou Edinho, que ainda aguarda a comunicação oficial do TSE para assumir de forma interina a Prefeitura.

O prefeito interino é do PT e irmão de Dudu Bolito, candidato derrotado por Therezinha Servidoni em 2016.

 

Sair da versão mobile