Na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Dr. Lapena recebeu Vilma do Amaral Schiavinato, presidente do Instituto Idioma Surdo, e Théo Bratfisch, diretor voluntário da instituição, para tratar de iniciativas voltadas à inclusão da comunidade surda em Araraquara.
Entre as demandas apresentadas estão a capacitação de servidores públicos em Libras, a presença de intérpretes em eventos e serviços de saúde e a criação de um ponto de cultura regional dedicado à comunidade surda. “A inclusão começa pela comunicação. Precisamos de apoio para capacitar profissionais e transformar a realidade dos surdos na cidade”, afirmou Vilma.
Dr. Lapena reiterou o compromisso da administração em avançar nas pautas de inclusão. “Vamos fazer os encaminhamentos necessários para que essa parceria dê certo. A inclusão é uma prioridade e queremos transformar Araraquara em referência nesse tema”, destacou o prefeito.
Vilma reforçou ainda a relevância da parceria. “Essa é uma oportunidade de promovermos não apenas acessibilidade, mas também dignidade e oportunidades iguais para os surdos”, pontuou a presidente do instituto.
A prefeitura anunciou que iniciará estudos junto à Escola de Governo para viabilizar as ações propostas e buscará parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar o alcance do projeto.