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Prefeitura abre cadastro para transporte escolar gratuito

Cadastramento online pode ser efetuado até o dia 31 de março

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, dará início no dia 12 de janeiro, quarta-feira, ao cadastro e ao recadastramento de estudantes da rede pública aptos ao uso de transporte escolar no ano letivo de 2022. Como o procedimento é anual, estudantes inscritos em 2021 também devem renovar o cadastro. O cadastro segue até 31 de março. Os usuários ou seus responsáveis podem fazer a solicitação online, não sendo necessário o comparecimento presencial no setor.

 

Passe Escolar

Como fazer o cadastramento para a modalidade "Passe Escolar", o interessado deve acessar site da Prefeitura, clicar em "Cadastramento para Programa Municipal de Transporte Escolar" e seguir as instruções. É recomendado que se tenha os documentos em mãos para preencher o formulário e informar as respostas de todas as perguntas.

É necessário ter um e-mail, pelo qual o setor de transporte escolar entrará em contato. Após o envio da solicitação, o setor competente realizará a análise da documentação e do direito ao benefício, disponibilizando seu parecer em até 10 dias úteis. Se aprovado, o usuário receberá um e-mail de confirmação e um arquivo. Automaticamente, os dados do usuário serão enviados para a loja de cartão, para atualização do mesmo. Após este processo, o usuário poderá comparecer ao setor de recarga, levando seu cartão de passe escolar para ser preenchido.

 

Para essa modalidade, os documentos necessários são:

 

• Educação Infantil

– RG ou Certidão de Nascimento do aluno;

– RG do responsável;

– Declaração do CER do bairro que não tem vaga (atualizada);

– Declaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada);

– Comprovante de endereço, máximo 3 meses – no nome dos pais.

 

• Ensino Fundamental e Ensino Médio

– RA do aluno (registro de matrícula);

– RG do responsável;

– Declaração da escola (atualizada);

– Comprovante de endereço, máximo 3 meses – no nome dos pais.

 

(A declaração da escola deve ser exclusiva do Programa Municipal de Transporte Escolar).

 

Fretamento

Para o cadastramento na modalidade "Fretamento" (ou ônibus escolar), o interessado também deve acessar o site da Prefeitura e clicar em "Cadastramento para Programa Municipal de Transporte Escolar" e posteriormente em "Cadastramento para Fretamento". Também é recomendado que se tenha os documentos necessários em mãos para preencher o formulário, informando as respostas de todas as perguntas. É necessário ter um e-mail, pelo qual o setor de transporte escolar entrará em contato por meio deste e-mail.

Após o envio da solicitação, o setor competente realizará a análise da documentação e do direito ao benefício, disponibilizando seu parecer em até 10 dias úteis. O usuário receberá um e-mail de confirmação, se aprovado, e um arquivo, contendo a carteirinha digital de transporte escolar. Os usuários poderão imprimir a carteirinha ou utilizá-la de forma digital, baixando o arquivo em algum dispositivo móvel.

Os documentos exigidos para essa modalidade são:

 

• Educação Infantil

– RG ou Certidão de Nascimento do aluno;

– RG do responsável;

– Declaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada);

– Comprovante de endereço, máximo 3 meses.

 

• Ensino Fundamental e Ensino Médio

– RA do aluno (registro de matrícula);

– RG do responsável;

– Declaração da escola atualizada (atualizada);

– Comprovante de endereço, máximo 3 meses.

 

(A declaração da escola deve ser exclusiva do Programa Municipal de Transporte Escolar).

 

Atendimento presencial

O atendimento online visa evitar aglomerações, entretanto, para casos específicos, a Secretaria da Educação fará o atendimento presencial, porém é preciso entrar em contato para agendamento pelo telefone (16) 3333-3969 e do WhatsApp (16) 3333-2945.

O período de cadastramento é de 12 de janeiro a 31 de março, com o horário de atendimento das 8h00 às 17h00, na Avenida Feijó nº 1033, esquina com a Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8). Para o atendimento presencial, os documentos necessários são:

• Educação Infantil

– RG ou Certidão de Nascimento do aluno (original);

– RG do responsável (original);

– Declaração do CER do bairro que não tem vaga (atualizada);

– Declaração do CER que o aluno está matriculado (atualizada);

– Comprovante de endereço (cópia), máximo 3 meses – no nome dos pais.

 

• Ensino Fundamental e Ensino Médio

– RG ou Certidão de Nascimento do aluno (original);

– RG do responsável (original);

– Declaração da escola (atualizada);

– Comprovante de endereço (cópia), máximo 3 meses – no nome dos pais.

 

(A declaração da escola deve ser exclusiva do Programa Municipal de Transporte Escolar):

 

Como fica o Cartão de Recarga?

 

Após a confirmação da aprovação no benefício do Programa Municipal de Transporte Escolar, o usuário já poderá efetuar a recarga do passe escolar. A partir do recebimento da permissão de recarga, o usuário ou seu responsável deve comparecer ao local de cadastro para efetuar a primeira recarga do ano.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação pelo telefone 3333-3969 ou via WhatsApp no 3333-2945.

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