InícioCidadesCidadePrefeitura acompanha denúncia de racismo em escola e oferece suporte à família

Prefeitura acompanha denúncia de racismo em escola e oferece suporte à família

Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais presta apoio à vítima e propõe formação antirracista para profissionais da escola

A Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, está acompanhando de perto o caso da aluna de 6 anos, que relatou ter sofrido racismo em uma escola estadual localizada no Jardim Pinheiros.

O caso mobilizou a Prefeitura. O subsecretário Sumbunhe N’fanda explica que assim que tomou conhecimento da situação, fez contato com a mãe da vítima e prestou as primeiras orientações à família, colocando a estrutura do órgão à disposição. “Estamos dando todo o suporte necessário à mãe e à criança junto com o Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo). Fizemos o acolhimento, demos todas as orientações necessárias às duas, acompanhamos mãe e filha à delegacia para o registro da ocorrência e estamos prestando assistência psicológica à família”, diz.

O subsecretário relata que também entrou em contato com a escola, e se comprometeu a estabelecer uma parceria para oferecer formação sobre racismo aos profissionais da instituição.

N’fanda destaca ainda o papel da Subsecretaria de Políticas Públicas Étnico-Raciais, e reforça o compromisso do Centro de Referência Afro no combate ao racismo. “Nossa Subsecretaria tem como focos a informação, o encaminhamento, a formação e a sensibilização da comunidade, não possuindo caráter punitivo. Reafirmamos nosso compromisso em contribuir para a resolutividade do caso da aluna de 6 anos e colocamos o Centro de Referência Afro à disposição da população em eventuais situações envolvendo racismo. Temos um serviço de plantão 24 horas para isso, chamado S.O.S. Racismo, que atende pelo telefone 99626-9466”, afirma.

O Centro Afro está localizado na Avenida Mauá, nº 377, no Centro. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3322-8316 e 3333-2035.

Sair da versão mobile