A Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana recebeu nesta semana o drone DJI Air 3S para uso nos serviços de segurança e trânsito do município. O equipamento ficará à disposição da Guarda Civil para uso em operações e no levantamento de imagem e dados, inclusive em apoio a outras secretarias, caso seja necessário. Será pilotado por pessoal capacitado e com registro na ANAC.
O drone pesa menos de um quilo e alcança uma distância de 20 km do ponto de origem. A autonomia de voo é de até 45 minutos, em média, e sua câmera registra fotos e vídeos, que podem ser transmitidos via wi-fi ou bluetooth. Além das ações em segurança pública, também poderá ser usado em operações de outras secretarias, como Vigilância Sanitária, Defesa Civil (para análise de estruturas, por exemplo), atuações conjuntas com Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, e várias outras.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Coronel Adalberto José Ferreira, a tecnologia desempenha um papel crucial para garantir a eficiência e eficácia no combate à criminalidade. “O uso de tecnologias avançadas, como câmeras inteligentes, drones de alta performance e a devida capacitação dos agentes, são elementos essenciais nesse contexto. Ademais, tais recursos não somente aprimoram o desempenho, mas também contribuem para uma resposta mais ágil e precisa às demandas da sociedade”, afirma.
Neste primeiro momento, o equipamento está passando por um período de testes, e ainda não há previsão de quando será efetivamente colocado em operação.



