Sobre o ocorrido no fim de semana na Avenida Bento de Abreu, nas imediações do Teatro Municipal, em Araraquara, onde centenas de jovens se aglomeraram sem máscaras, a prefeitura de Araraquara afirmou que "foi, a princípio, algo que se deu de forma espontânea, com jovens que tradicionalmente frequentavam o local, os quais aglomeraram e provocaram a interrupção do trânsito, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas".
Em nota, a Prefeitura de Araraquara, bem como as forças de segurança do município, "foram pegas de surpresa com a dimensão da aglomeração causada e, de acordo com procedimentos de segurança pública, entendeu por bem não tomar nenhuma medida com uso de força para não gerar tumulto e cenas de violência". A reação diante de uma ação policial se tornaria completamente imprevisível em virtude do número de pessoas já presentes no local.
O município, por óbvio, estudará medidas a serem tomadas junto com Policia Militar para evitar que o fato se repita. A Prefeitura compreende que as medidas restritivas adotadas durante os piores momentos da pandemia, impediram que todos, em especial os jovens, tivessem acesso ao lazer e manifestações culturais. Mas, claro que, por mais que o município seja compreensivo diante deste fato, não é possível permitir que aglomerações aconteçam ignorando que ainda vivemos uma pandemia.
Também importante ressaltar que o projeto Bento Aberta, que será lançado no próximo dia 29, em meio às comemorações de aniversário de Araraquara, tem exatamente uma proposta contrária a essa aglomeração. Trata-se de uma opção de ocupação pública do local, porém de forma disciplinada, organizada e monitorada pelo município. O horário será das 07h às 12h, com foco em atividades individuais de esporte e lazer que não gerem aglomerações, com cumprimento das medidas de proteção como uso de máscara e distanciamento.