InícioCidadesCidadePrefeitura inaugura novo Centro de Referência da Mulher

Prefeitura inaugura novo Centro de Referência da Mulher

Objetivo é ampliar as políticas públicas de prevenção e atendimento às mulheres vítimas de violência; novo local fica no Centro e tem fácil acesso

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura inaugurou o novo Centro de Referência da Mulher "Heleieth Saffiotti", que fica na Rua Comendador Pedro Morganti, nº 2231, no Centro de Araraquara.

O objetivo é ampliar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e também trabalhar no acolhimento e na prevenção desses casos. O Centro de Referência da Mulher, ligado à Coordenadoria de Políticas para Mulheres e Secretaria de Planejamento e Participação Popular, oferecerá atendimento psicológico e fará a interlocução com todas as secretarias.

"O Centro de Referência será o grande articulador desse trabalho de prevenção e de atendimento às mulheres vítimas de violência e aos agressores, além do acompanhamento da saúde da mulher", disse o prefeito Edinho na solenidade. "A construção da igualdade não se resolve por decreto, por lei. A igualdade é construída todos os dias."

O prefeito aproveitou para anunciar que a antiga sede, na Vila Harmonia, foi cedida para ao Município e irá abrigar um Centro de Referência Antidrogas. "Mais de 90% das mulheres apenadas são por ligação com a drogadição. Ou organizamos políticas públicas que enfrentam a drogadição, ou não daremos conta de abrir vagas no sistema penitenciário", frisou.

A localização da nova sede também ficará perto do Anexo Especial de Violência Doméstica e Familiar, que deve ser instalado próximo ao Fórum e está sendo articulado com a Justiça e o Ministério Público.

Edinho lembrou que o Centro de Referência da Mulher foi a primeira obra entregue no seu primeiro mandato, em 2001, e recordou a biografia de Heleieth Saffiotti, que dá nome ao espaço. "Ela foi a teórica precursora sobre a igualdade de gênero no Brasil e se tornou referência na luta das mulheres. Tem uma história de vida ligada a Araraquara, pois foi professora da Unesp e doou a Chácara Sapucaia para a universidade", afirmou.

 

Sair da versão mobile